Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Comissão de Ética do Ifal visita Campus Penedo para diálogo com servidores
conteúdo

Notícias

Comissão de Ética do Ifal visita Campus Penedo para diálogo com servidores

Encontro teve como tema a Ética no Serviço Público e envolveu momento específico com equipe de gestão
por Lidiane Neves publicado: 15/03/2023 16h53, última modificação: 16/03/2023 09h44

A convite da Direção-Geral do Campus Penedo, membros da Comissão de Ética do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitaram a unidade de ensino para dialogar com servidores. O encontro, que teve como tema a Ética no Serviço Público, aconteceu no auditório, na última segunda-feira, 13, e incluiu a participação de trabalhadores terceirizados.

Na ocasião, a presidente da comissão, Adriana Quixabeira, informou que o Ifal Penedo é o primeiro campus a ser visitado pela equipe depois da pandemia, que restringiu os encontros presenciais. “Aproveitamos então para fazer aqui o lançamento da Campanha de Educação para Ética 2023”, disse, referindo-se à divulgação local das ações da Comissão de Ética com a entrega de material educativo impresso.

Visita da Comissão de ÉticaAcompanhada de outros dois membros da comissão, Enildo Costa e Lucielma Semião, a presidente Adriana explicou que tais visitas são importantes porque buscam apresentar a instância para a comunidade interna, esclarecendo o lugar que ela ocupa no Ifal, a quem ela serve, como ter acesso a seus serviços, que também têm caráter preventivo e não somente punitivo, e como acioná-la em casos de denúncias.

Durante a explanação no período da manhã, a equipe destacou alguns incisos dos normativos que embasam trabalho da comissão e que devem ser de conhecimento das pessoas que trabalham na reitoria e em todos os campi da instituição. Trata-se do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, regido pelo Decreto nº 1.171 de 22 de junho de 1994, e o Código de Ética próprio do Ifal, aprovado pela Resolução nº 06 do Conselho Superior (Consup), em 23 de fevereiro de 2015.

Visita da Comissão de ÉticaAo ressaltar a necessidade de acesso a esses documentos na íntegra, Enildo Costa lembrou que é comum vincular a Comissão de Ética a ações de meramente repressivas, mas que é importante enxergá-la, antes de tudo, como uma instância de cuidado, especificamente, de cuidado com o servidor. “O ato punitivo associado à comissão é apenas uma das possibilidades, não a única”, reforçou.

Ao final do encontro no auditório, os servidores presentes aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre condutas, situações práticas, que podem ou não se configurar como infrações ao Código de Ética. Antes de abrir para as perguntas, a presidente da comissão pediu um minuto de silêncio em memória às vítimas de Covid-19, fazendo referência ao dia anterior, 12 de março, instituído como o dia nacional em homenagem às quase 700 mil vidas perdidas no país desde o começo da pandemia.

Visita da Comissão de ÉticaÀ tarde, a equipe promoveu um momento específico com gestores do campus para desenvolver estratégias educativas a partir de casos mais específicos. “A ideia é trabalhar a parte mais prática do dia a dia para que as pessoas que ocupam cargos de gestão possam trabalhar com mais propriedade os dilemas éticos”, finalizou Adriana Quixabeira.

Para mais informações sobre a Comissão de Ética do Ifal e contato com a equipe, CLIQUE AQUI.