Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Setembro Amarelo: realização de atividades no Ifal Penedo é antecipada
conteúdo

Notícias

Setembro Amarelo: realização de atividades no Ifal Penedo é antecipada

A programação da Semana de Apoio à Vida inclui a exibição de filme com debate e a realização de atividades de promoção à saúde.

publicado: 15/09/2016 11h28, última modificação: 21/09/2016 08h45

As atividades alusivas ao Setembro Amarelo programadas para quinta-feira (22) foram antecipadas para esta terça-feira (20), durante o intervalo das aulas no período da manhã e da tarde. Na ocasião, uma profissional de Educação Física conduzirá atividades de promoção à saúde, no pátio do Ifal Penedo. Para quarta-feira (21), fica mantida a exibição do filme “Como eu era antes de você”, seguido de debate, às 8h30 e às 13h30, na sala A12 (vizinho à sala de professores), e não no auditório, como informado anteriormente.

Do gênero drama romântico, o longa-metragem escolhido é baseado no livro homônimo de Jojo Moyes e relata a história de um homem rico e bem sucedido que fica tetraplégico após um atropelamento, e sua relação com a mulher contratada para cuidar dele. A exibição ocorrerá em dois horários para que todas as turmas participem no contraturno das aulas.

O Setembro Amarelo é um movimento iniciado no Brasil em 2014, que tem como objetivo alertar a população sobre a realidade do suicídio no país e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha ocorre por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. As entidades responsáveis pelo movimento são o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.

De acordo com a psicóloga do campus, Bárbara Guerreiro Barbosa, a ideia do evento no Ifal Penedo não é abordar a temática de forma individualizante, focando apenas na pessoa, no sentido de culpabilizá-la, “mas refletir sobre os fatores sociais e culturais que estão relacionados ao suicídio, os nossos modos de ser e estar no mundo e as condições sociais para que tenhamos qualidade de vida”, explicou, acrescentando que a programação foi elaborada pela equipe de Assistência Estudantil e pelo Grupo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Gênese).

Confira o cartaz do evento no Campus Penedo.