Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi Penedo amplia prazo de submissão de projetos sobre questões étnico-raciais

Inscrições devem ser feitas até 19 de março mediante o envio das propostas para o e-mail do núcleo.
por Lidiane Neves publicado: 10/03/2021 17h48, última modificação: 10/03/2021 17h48

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Penedo retificou o edital de seleção de projetos sobre questões étnico-raciais, ampliando para até 19 de março o prazo de submissão de propostas. Com a prorrogação, outras etapas do processo também foram alteradas. CLIQUE AQUI e confira o edital retificado com o novo cronograma.

As propostas, que devem ser enviadas para o e-mail neabi.penedo@ifal.edu.br, podem incluir ações de ensino, pesquisa, extensão ou assistência estudantil. As orientações sobre a estrutura do projeto e formatação do arquivo a ser enviado por e-mail estão detalhadas no edital. É necessário que o proponente seja docente ou técnico administrativo pertencente ao quadro de servidores do Campus Penedo e esteja vinculado a núcleo ou grupo de pesquisa certificado pela instituição.

O edital oferta duas bolsas para estudantes afro ou indígenas envolvidos nos projetos selecionados. A indicação do estudante bolsista é de responsabilidade de cada orientador, com base nos critérios estabelecidos pelo edital e perfil compatível com as atividades previstas. Entre outros requisitos, para ser selecionado, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso técnico ou de graduação nas modalidades presencial ou a distância do Ifal e autodeclarar-se negro ou indígena. O valor da bolsa é de R$ 300,00, com duração de nove meses.

Quanto às temáticas dos projetos propostos, é preciso que estejam relacionadas a uma ou mais das seguintes linhas de atuação: História e Literatura da África; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Territórios de Resistência; Natureza, Saúde e Produção; e Políticas Públicas para as Populações Afro-Indígenas. Já o plano de atividades deve considerar a situação sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. A orientação é que essas atividades aconteçam totalmente de forma on-line. Em casos excepcionais de encontros presenciais, deve-se informar quais medidas de prevenção contidas no Plano de Contingência do Ifal serão seguidas.

Anexos do edital para download:

ANEXO 1 – TERMO DE CIÊNCIA (estudante menor de idade)

ANEXO 2 – TERMO DE COMPROMISSO (bolsista)

ANEXO 3 – TERMO DE ADESÃO (voluntário)

ANEXO 4 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO