Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Até 08/08: aberto novo prazo para cadastrar alunos que ainda não recebem auxílio alimentação

Podem se inscrever alunos do ensino técnico e superior cadastrados no Serviço Social e com atividades no contraturno
publicado: 04/08/2022 19h23, última modificação: 04/08/2022 19h40

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu nesta quinta-feira, 4, as inscrições para o Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes). A iniciativa visa atender alunos dos cursos de nível médio e superior com a concessão de auxílio temporário para custear a alimentação (CLIQUE AQUI e confira o edital). O cadastro é on-line e o prazo vai até segunda-feira, 8, por meio do link: https://forms.gle/dbBj3gmvP9k8G8jc7.

Para ser contemplado, é necessário que o estudante esteja matriculado no ano letivo de 2022, possua cadastro no Serviço Social do Ifal Penedo e tenha atividades no contraturno do curso (aulas curriculares, monitoria, estágios curriculares, projetos de pesquisa, extensão e ensino, progressão parcial, atividades desportivas, atividades artísticas, grupos culturais e suporte de aprendizagem).

No preenchimento do formulário on-line, deve-se comprovar por meio de declaração essas atividades, conforme o Anexo II do edital. Os alunos que participam somente das aulas curriculares no turno contrário não precisam anexar esse documento no momento da inscrição.

Cadastro no Serviço Social

O estudante que não possui cadastro no Serviço Social, deve preencher o questionário socioeconômico na página https://forms.gle/cVzPUoEdw6Fca5rd7 e entregar toda a documentação pessoal comprobatória. Quem realizar a inscrição do Panes sem se cadastrar no Serviço Social entrará, automaticamente, para o cadastro de reserva (lista de espera).

Já é considerado cadastrado no Serviço Social o estudante que participou das seleções de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil e ficou com o status de deferido ou deferido em lista de espera no resultado final divulgado pelo setor.

Valores do auxílio

O valor a ser recebido pelo estudante tem como referência a pesquisa de preço realizada na região sobre o valor da refeição, tipo almoço, que gira em torno de R$ 15,00. Desta forma, os auxílios mensais variam entre três valores: R$ 60,00, R$ 120,00 e R$ 180,00.

O valor de R$ 60,00 é destinado para os estudantes que fazem atividade no turno oposto ao matriculado somente um dia na semana. O valor de R$ 120,00 é para os que ficam em tempo integral durante dois dias na semana. E o valor de R$ 180,00 é destinado a aqueles que precisam permanecer três ou mais dias no contraturno durante a semana.

Próximas etapas

Após o período de inscrições, a próxima etapa corresponde à avaliação situacional, de 9 a 15 de agosto, com base nos dados obtidos no formulário on-line e nos documentos entregues. O resultado preliminar será divulgado até o dia 16 de agosto, com prazo de um dia útil para a interposição de recursos via e-mail da Coordenação de Apoio Acadêmico (caa.penedo@ifal.edu.br).

O resultado final será divulgado até o dia 19 de agosto, com a publicação da lista de nomes dos estudantes selecionados, em ordem alfabética, e o valor a ser recebido, além da lista dos discentes em cadastro de reserva. Após a divulgação do resultado final, o estudante terá até cinco dias úteis para preencher de forma on-line o Termo de Compromisso de Adesão ao Panes, confirmando o conhecimento sobre normas e critérios que regem o programa.

Sobre o Panes

O programa da Assistência Estudantil está vinculado ao Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) e é executado por profissionais de Nutrição do Ifal. É por meio dele que o corpo discente tem acesso gratuito ao refeitório, priorizando a alimentação saudável e adequada durante o período letivo.

Como o serviço no refeitório do Campus Penedo continua suspenso devido às obras de reforma e adequação, a execução do Panes vem sendo garantida com o pagamento de auxílio temporário.

A inclusão do estudante no Panes ocorre através de seleção da Assistência Estudantil, que tem como objetivo oferecer benefícios e serviços, prioritariamente, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo como base as legislações pertinentes e a avaliação dos profissionais da área.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves