Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Arraiá do IFÁ 2022 acontece quarta-feira com muito forró, gincana e comidas típicas

Festa junina está marcada para a partir das 13h na área de convivência do Campus Penedo
publicado: 20/06/2022 11h03, última modificação: 20/06/2022 14h33

Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O mês de junho chegou e o Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo não poderia ficar de fora da temporada de festas juninas. O Arraiá do IFÁ, não realizado nos últimos dois anos devido à pandemia, retorna em 2022 prometendo muita animação. O evento acontece na quarta-feira, 22, a partir das 13h, na área de convivência do campus.

Quem estuda ou trabalha na unidade de ensino está convidado para dançar ao som de xote e baião, numa das épocas mais animadas do ano. A festa contará com uma banda de forró convidada e o grupo musical formado por estudantes monitores e voluntários do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), além de apresentações de trajes e pratos típicos, quadrilha, gincana e cordéis, reunindo o que há de melhor na cultura nordestina.

De acordo com a comissão organizadora do Arraiá do IFÁ 2022, poderão participar da festa todos os alunos matriculados no Ifal Penedo, nos cursos técnicos integrados e subsequente e no ensino superior, seus respectivos familiares, docentes, técnicos administrativos, terceirizados e público externo. No entanto, somente vai poder entrar no campus quem estiver com senha. As senhas serão distribuídas pelos alunos.

Gincana Junina - Na gincana haverá competições nas modalidades de comidas típicas, balaio, rei e rainha do milho, casal caipira entre mães, pais e servidores, dramatização musical, cordel caipira e quadrilha. As tarefas envolvem todas as turmas, seguindo os parâmetros, tempo de apresentação e modalidades disponíveis no regulamento (CLIQUE AQUI). Cada modalidade de tarefas será julgada por uma banca, que vai atribuir pontos às apresentações que cumprirem os requisitos descritos no regulamento. Não será obrigatório as turmas apresentarem todas as tarefas.

Barraquinhas - As tendas ou barraquinhas de venda de comidas típicas serão organizadas pelos alunos do 3º Ano dos cursos de Meio Ambiente e Química integrado. No cardápio, a oferta deve contemplar receitas doces e salgadas, típicas de festividades juninas, e também bebidas sem álcool. As barracas estarão organizadas próximas uma das outras em local predeterminado pela comissão do evento. Além disso, haverá tendas de brincadeiras, como correio elegante, sala secreta, xilindró, dentre outras.

Decoração - A decoração dos espaços onde acontecerão as atividades do Arraiá será organizada pelos estudantes de todas as turmas, seguindo a sugestão de tema “Arte e sustentabilidade”, em que poderão ser utilizadas garrafas PET, revistas, jornais, folhas de coqueiro, palhas de milho e outros materiais sugeridos no regulamento. Os lugares que devem ser decorados por cada turma incluem as barraquinhas, o saguão de entrada do campus, os corredores, o palco e outros locais, se necessário.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves (jornalista)