Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos aprendem a fazer sabão ecológico e horta vertical

Alunos aprendem a fazer sabão ecológico e horta vertical

Oficinas foram realizadas como parte da programação da I Semana de Meio Ambiente do Ifal – Campus Penedo.

publicado: 08/06/2016 18h46, última modificação: 09/06/2016 16h47
Exibir carrossel de imagens Oficina de Produção de Sabão Ecológico.

Oficina de Produção de Sabão Ecológico.

Nesta quarta-feira (8), os participantes da I Semana de Meio Ambiente do Ifal – Campus Penedo contaram com a oferta de duas oficinas, nas quais puderam aprender como produzir sabão ecológico e montar uma horta vertical. Ambas as oficinas foram ministradas por alunos e egressos do curso técnico em Meio Ambiente e ofertadas nos dois turnos para contemplar as turmas da manhã e da tarde.

Para a produção de sabão ecológico, a oficina teve como instrutoras a aluna do 4º ano, Jaqueline Inácio, e as técnicas formadas pelo Ifal, Vanda Duarte e Luziene Seixas. Além de conhecerem todas as fases do procedimento, os inscritos receberam informações sobre os cuidados na hora de manusear os ingredientes da receita que leva óleo residual de fritura, soda cáustica em escamas, água, essência e corante.

“O procedimento deve ser feito de forma segura, principalmente, ao dissolver a soda cáustica em água e ao mexer com o óleo quente”, alertou Jaqueline. Ela esclareceu que o sabão produzido é para fins de limpeza doméstica e não pode ser utilizado na higiene pessoal, devido à presença do hidróxido cáustico. “Trata-se de um produto biodegradável, destinado à lavagem de roupas e louça e à limpeza de ambientes”, completou.

Oficina de Produção de Sabão Ecológico.As ex-alunas Vanda Duarte e Luziene Seixas trabalham com o tema desde quando estudavam no Ifal. “A gente desenvolvia um projeto de extensão denominado 'Práticas sustentáveis a partir do óleo de cozinha' e orientado pelos professores Pablo Pinheiro e Vera Núbia Farias”, informou Luziene, acrescentando que o projeto envolvia a também egressa do Ifal, Fabiana Costa. “Concluímos o curso e a Fabiana continuou com a iniciativa junto a moradores e comerciantes de Penedo, recolhendo óleo para produzir o sabão ecológico”.

Atualmente, no Campus Penedo, o tema é trabalhado sob a orientação da professora Janaína Soares. Integram o projeto de extensão os estudantes Mateus Anchieta, Thais Simões e Thayná Souza. As atividades desenvolvidas incluem a realização de oficinas e palestras em escolas públicas para alunos do ensino fundamental; a coleta de amostras de óleo; o pré-tratamento para retirada de impurezas; e os testes de receitas para produção do sabão ecológico.

Horta vertical – Ministrada pelos alunos Lucas Mariano e Matheus Thalyson, a oficina aconteceu em dois espaços para o desenvolvimento do conteúdo teórico e da atividade prática. Na sala de aula, os participantes receberam informações sobre o que é uma horta vertical, os materiais básicos necessários e os procedimentos. A primeira tarefa foi criar, com garrafas PET, os recipientes para colocar as mudas.

Na área externa, os alunos prepararam os vasos com terra e adubo para receberem as sementes de coentro e alface. A horta vertical foi criada na parede onde fica o acesso à recepção do campus. O espaço será cuidado pelos próprios estudantes de Oficina de Horta Vertical.Meio Ambiente. “A ideia é fazer desse local um ponto ecológico. Além da horta vertical, pretendemos fazer um jardim”, informou Matheus Thalyson.

A estudante Elida Marta, do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, participou da oficina ao lado da colega Larissa Leite e já pensa em se tornar multiplicadora da prática sustentável. “Vou tentar levar essa ideia para a escola de ensino fundamental onde concluí o 9º ano. Lá, eles recebem os produtos da horta da Secretaria Municipal de Educação e seria interessante que tivessem a sua própria plantação”, concluiu a aluna.

Matérias relacionadas:

'Momento Educação Ambiental' dá início ao 2º dia de programação da Semana de MA