Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para concurso de redação sobre dívida pública brasileira

Abertas inscrições para concurso de redação sobre dívida pública brasileira

Professor de Geografia do Campus Penedo se disponibiliza para orientar estudantes interessados.
por Lidiane Neves publicado: 15/07/2021 15h41, última modificação: 16/07/2021 14h26

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições gratuitas para o 2º Concurso de Post e Redação, realizado pela Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), uma associação sem fins lucrativos em atividade no Brasil há duas décadas. Para estudantes do ensino médio, ou aqueles que já concluíram e vão fazer o Enem, o tema da redação é “Orçamento Geral da União e o privilégio dos gastos com o Sistema da Dívida”.

Alunos dos cursos técnicos integrados ou egressos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo interessados em participar do concurso podem procurar o professor de Geografia, Carlos Marcelo Gomes, pelo e-mail carlos.maciel@ifal.edu.br. O docente pretende organizar um grupo para aprofundar o tema, discutir os textos-base indicados no edital do concurso e, assim, preparar melhor os estudantes para o desenvolvimento da redação.

Todas as regras de participação estão detalhadas no edital disponível no site da ACD (clique aqui), onde também é possível ter acesso ao link do formulário de inscrição. Para validar os dados preenchidos, é necessário enviar para o e-mail concursoredacao.acd20anos@gmail.com a declaração de matrícula emitida pela instituição de ensino ou o comprovante de matrícula, caso esteja cursando o ensino médio, e a carteira de estudante ou o comprovante de inscrição no Enem 2021, caso já seja aluno egresso.

Cada estudante inscrito poderá apresentar somente uma redação referente ao tema proposto. O envio do texto deve ser realizado, dentro do prazo (até 30/09), também por e-mail para o mesmo endereço eletrônico da inscrição.

Serão ofertados prêmios para os dois trabalhos classificados em 1º e 2º lugar em cada categoria definida no edital. Estudantes de ensino médio e pré-vestibulandos sem graduação concorrem na mesma categoria. Os vencedores terão vaga gratuita em curso a distância promovido pela ACD e ganharão um novo Kindle, 10ª geração, com iluminação embutida. A cerimônia de premiação deverá ocorrer no início do ano de 2022, em data a ser informada oportunamente.

Assunto de interesse público

Para o professor Carlos Marcelo Gomes, a participação no concurso é uma grande oportunidade para entender um tema que deve ser do interesse de todos, já que impacta diretamente no cotidiano da população brasileira. “O serviço público tem sido importante para grande parte da sociedade, sobremodo nesse cenário de pandemia. Contudo, setores como a saúde e a educação passaram por severos limites orçamentários, o chamado ‘teto dos gastos’. Mesmo apresentando um crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], observamos um discurso de escassez de recursos em função da chamada dívida pública que compromete quase 40% do orçamento da União apenas com o pagamento de juros e amortizações, sem nenhum ‘teto’ orçamentário”.

O docente acrescenta que, embora muitos debates sobre corrupção, sonegação e política fiscal tenham sido realizados, é preciso avançar na compreensão dessa dívida pública. “Por exemplo: como ela compromete o serviço público e a sua vida? Qual legalidade ou ilegalidade carrega? Ela já foi paga? Neste sentido, a auditoria é um instrumento constitucional com o objetivo de examinar sistematicamente a origem e manutenção da dívida pública. Inclusive, países como Grécia e Equador já realizaram tal processo”, destaca Marcelo.

Segundo ele, o concurso organizado pela Auditoria Cidadã da Dívida, que nesta edição propõe como tema para o ensino médio “Orçamento Geral da União e o privilégio dos gastos com o Sistema da Dívida”, vai ao encontro dos assuntos abordados na disciplina que ministra. “Em nossas aulas de geopolítica e geografia econômica, muitos estudantes costumam perguntar o motivo do subdesenvolvimento econômico de países como o Brasil, mesmo quando apresenta indicadores econômicos favoráveis. A especulação financeira e a disputa pelo orçamento público dialogam com o tema da redação, pois deixamos de privilegiar setores cruciais para o bem-estar coletivo. Acredito que nossos estudantes tenham bagagem para bons debates e reflexões”, conclui.