Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições do edital de seleção para acesso ao Auxílio Conectividade

Abertas inscrições do edital de seleção para acesso ao Auxílio Conectividade

Estudantes devem se inscrever até 28/09 e enviar documentação por e-mail até 30/09.
por Lidiane Neves publicado: 15/09/2020 18h56, última modificação: 15/09/2020 18h56

A Assistência Estudantil do Ifal Penedo torna público o EDITAL DE SELEÇÃO do Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados, destinado a estudantes não inseridos no Programa de Auxílio Permanência (PauP). As inscrições devem ser feitas até 28 de setembro, mediante o preenchimento do questionário socieconômico disponível no link: abre.ai/qseconectividade.

O próximo passo é enviar por e-mail, no prazo entre 16 e 30 de setembro, a documentação exigida de forma digitalizada (escaneada ou fotografada), conforme o item 3.2 do edital. O endereço para envio é o selecaosso.ifalpenedo@gmail.com e as orientações para encaminhamento do e-mail também estão detalhadas no item 3.2 do edital.

Conforme o cronograma, o Serviço Social do Campus Penedo terá até o dia 15 de outubro para realizar a análise socioeconômica, com base nas informações do questionário preenchido e documentação comprobatória enviada. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 16 de outubro e a do resultado final para o dia 21 do mesmo mês, após o prazo de envio e análise de recursos. Dúvidas sobre o processo de seleção devem ser encaminhadas para o e-mail servicosocial.penedo@ifal.edu.br.

Sobre os programas

O Auxílio Conectividade é uma iniciativa do Ifal, que tem por finalidade proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para redução do distanciamento e manutenção do vínculo institucional. A concessão desse auxílio inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70,00 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel, podendo chegar até R$ 150,00; e doação de tablet ou auxílio financeiro, no valor de R$ 600,00, para aquisição do equipamento, que deverá apresentar as especificações mínimas informadas no edital.

Quanto ao Projeto Alunos Conectados, trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponibilização e monitoramento de pacote de dados, para alunos das instituições de ensino superior e dos institutos federais em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, fora do campus. Os estudantes contemplados receberão chips telefônicos, das operadoras Claro e OI, de franquia mínima mensal de 40GB de tráfego de dados, para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.