Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Ensino > Projetos de Ensino
conteúdo

Projetos de Ensino

por admin publicado 04/02/2019 12h40, última modificação 12/04/2020 17h50
Por meio de edital específico, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) seleciona anualmente projetos cuja execução vise melhorar o processo de ensino-aprendizagem e estimular práticas que ampliem o universo de vivências dos estudantes para além daquelas já propostas nos projetos pedagógicos dos cursos.

2019

por Lidiane Neves publicado 12/04/2020 15h51, última modificação 12/04/2020 16h15

Projetos selecionados

por Lidiane Neves publicado 12/04/2020 16h18, última modificação 12/04/2020 16h25

Desenho auxiliado por computador

Resumo: Trata-se de um curso com aulas semanais (duração de 2h), para aprofundar os conteúdos da disciplina Desenho Técnico, fazendo uso do computador e de softwares específicos. Por meio de aulas teóricas e atividades de aprendizagem orientadas, os estudantes participantes são capacitados para a utilização do software AutoCAD, usado na elaboração de desenhos técnicos em 2D.
Coordenação: Bruna Machado Dória (docente)

Educação em saúde: construindo caminhos para a prevenção de doenças e promoção à saúde no Ifal.

Resumo: O projeto busca compartilhar informações que contribuam para a melhoria das condições de saúde do corpo discente do Campus Penedo. O objetivo é que o acesso a tais informações possa modificar comportamentos de riscos e promover escolhas mais saudáveis, prevenindo doenças. A iniciativa inclui a abordagem de temas como alimentação saudável, educação ambiental e consumo consciente, saúde sexual e reprodutiva, violências, e uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa abordagem ocorre por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa, entre outras atividades. Além das ações temáticas, o projeto realiza encontros para meditação em grupo, que visam à promoção da saúde mental, diminuindo a ansiedade e o estresse e melhorando a concentração e o autocontrole dos estudantes.
Coordenação: Bárbara Guerreiro (psicóloga)

Riqueza Penedense

Resumo: Por meio de encontros quinzenais, o projeto visa trabalhar o patrimônio cultural de Penedo com o corpo discente do Ifal. O objetivo principal é estudar e conhecer as riquezas patrimoniais da cidade, fomentando a educação patrimonial e fazendo com que os estudantes possam se reconhecer como agentes desse espaço. A atividade tem caráter interdisciplinar e envolve conteúdos de Português, História, Biologia e Desenho Técnico. Os encontros são de ordem expositiva, experimental, aplicativa e interventiva.
Coordenação: Bruna Machado Dória (docente)

Treinando Atletas Olímpicos da Matemática

Resumo: O projeto de ensino foca na aprendizagem dos conteúdos de Matemática, visando à melhoria do desempenho dos estudantes dos cursos técnicos integrados na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e na OMIF - Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais. Os encontros são semanais com duas horas de duração, tempo dedicado à resolução de questões das provas de anos anteriores, discussão dos problemas propostos e revisão dos conteúdos matemáticos relacionados a eles.
Coordenação: Mayra Albuquerque (docente)