Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Vacinação contra gripe será realizada na próxima quarta, 08, no campus Palmeira
conteúdo

Notícias

Vacinação contra gripe será realizada na próxima quarta, 08, no campus Palmeira

A ação ocorrerá no auditório do campus das 9h às 12h

por Monique de Sá publicado: 02/05/2019 10h35, última modificação: 02/05/2019 10h35

O campus Palmeira em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoverá na próxima quarta, 08, uma campanha de vacinação contra o vírus da gripe. Para vacinar-se, o servidor deve estar inserido no grupo de risco estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que inclui: docentes, trabalhadores da saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), gestantes, idosos (mais de 60 anos) e pessoas com doenças crônicas.

Este ano, a vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. A técnica de Enfermagem do campus, Celsa Tenório, alerta que o servidor deve trazer no dia seu cartão de vacinação e uma carteirinha funcional ou contracheque que comprove a docência. No caso dos outros servidores, a comprovação pode ser feita com atestado, declaração, ou no caso dos idosos, com a carteira de identidade.

A técnica ressalta ainda que a vacina é de suma importância para criar imunidade contra a doença, desmistificando a ideia de que se tomar a vacina, o paciente adquirirá a gripe. “Neste caso, existem várias cepas daqueles vírus, seriam seus subtipos. A cada ano, o Ministério da Saúde oferta uma vacina com alguma dessas cepas. Se você se vacina ano após ano, você vai obtendo imunidade para aqueles tipos de vírus, mas, é claro, que existem outros”, esclarece.

Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza, segundo informações do Ministério da Saúde (MS).


PARTICIPE!