Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Uso de EPIs por trabalhadores do setor elétrico é tema de artigo aprovado para Congresso Internacional

por Monique de Sá publicado: 13/09/2019 11h55, última modificação: 13/09/2019 12h17

A segurança do trabalhador, através do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foi a base do estudo para a pesquisa desenvolvida pelas alunas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, Írys Petronila dos Santos (Edificações) e Rejane Ferro (Segurança do Trabalho), que teve aprovação para o IX Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), a ser realizado em novembro, na cidade de Porto Alegre – RS.

Com a orientação do professor, Eduardo Torres, e coorientação do professor, Roberto Fernandes, elas desenvolveram o artigo: “O uso da jornada do usuário na Engenharia de Segurança do Trabalho”. A ideia do estudo foi utilizar a abordagem do Design Thinking como estratégia, colocando o trabalhador em primeiro lugar, saber o que ele pensa e quais situações ele passa no dia a dia e que influenciam em seu ofício.

A ex-aluna do campus, Taís Ferreira, propôs a abordagem do Design Thinking como forma de acolhimento e empatia com o trabalhador. Foi a partir da ideia dela que passamos a desenvolver esta abordagem com funcionários do setor elétrico. O objetivo é saber os motivos que influenciam no não uso dos EPIs, por isso construímos o mapa da jornada do usuário, ferramenta que mostra todos os passos do trabalhador”, explica Írys.

Segundo Rejane, a pesquisa foi aplicada no final do ano passado com esses trabalhadores. Algumas respostas já eram esperadas, outras nem tanto. “Aplicamos um questionário com perguntas e eles responderam. Por serem empregados de uma empresa, percebemos que houve receio por parte deles”, diz. Írys acrescenta que: “Em uma das respostas, eles disseram que não gostavam de utilizar luvas por suar e atrapalhar. Percebemos que eles ficaram mais preocupados com a empresa e não com o que sentiam”.

Atualmente o setor elétrico é um dos que mais causam acidentes fatais no país e Alagoas é o estado do nordeste com mais mortes por choques elétricos e o 2º no país. Muitos desses acidentes estão diretamente ligados ao não uso dos EPIs, acarretando o aumento periódico de acidentes. Por isso, para as estudantes, pensar no trabalhador é a principal iniciativa para a minimização desse problema.

O trabalho compreende um assunto importante e que merece ser discutido. Através da pesquisa, buscamos identificar as dificuldades na sensibilização do uso do EPI e mostrar que é possível transformar o local de trabalho em um lugar de segurança e compreensão”, ressalta Írys.

Os próximos passos das pesquisadoras inclui a construção de implementações futuras. “Pensamos em continuar essa pesquisa e propagar para outras pessoas, sempre ressaltando a importância do uso desses equipamentos”, conclui Írys.

Sobre o CIKI 2019

Com o tema "Estratégias em Fatores Humanos para Transformação Digital e Resiliência", a 9ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI) realiza-se em 7 e 8 de novembro de 2019. O evento itinerante é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e tem como objetivo dar visibilidade a novas teorias, métodos e técnicas de Gestão do Conhecimento e da Inovação.

*Com informações do CIKI 2019