Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Psicóloga do campus Palmeira dá dicas para controle de ansiedade no dia da prova do Enem
conteúdo

Notícias

Psicóloga do campus Palmeira dá dicas para controle de ansiedade no dia da prova do Enem

Sugestões trazidas pela especialista servem, também, para outros exames

por Monique de Sá publicado: 10/11/2018 08h05, última modificação: 10/11/2018 08h05

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Nesta etapa, que será realizada neste domingo, 11, a prova terá duração de cinco horas e englobará questões de Ciência da Natureza e de Matemática. Os portões fecharão no horário de Brasília às 13h e no horário local (Alagoas) às 12h. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, conversou com a psicóloga da unidade, Fátima Pimentel, com o intuito de trazer dicas para o controle de ansiedade dos alunos.

Para a profissional, manter a calma no dia do exame é fundamental para o sucesso na prova. “A ansiedade gera algumas dificuldades como sintomas de sudorese, taquicardia, tremores, o que pode afetar a concentração do candidato”, explica.

Confira as dicas para o dia separadas por ela:

1- Alimente-se de forma equilibrada e vista-se com roupas confortáveis. “É uma prova que leva muito tempo, logo é importante que o aluno hidrate-se. Além disso, ele deve ter uma alimentação leve”, diz Fátima.

2 – Saiba respirar. “Traz uma sensação de alívio a respiração feita de forma correta, sendo ela diafragmática, inspirando e soltando o ar. A respiração pelo diafragma comprova que temos mais oxigenação do que aquela feita de forma torácica, o que melhora a concentração e reduz o nível de ansiedade”, ressalta.

3 – Seu maior concorrente é você mesmo! “Não pense nos outros concorrentes, foque naquilo que você estudou. Nesta etapa, as questões envolverão cálculo, por isso não se apavore, respire fundo e comece pelas questões que você considera de maior facilidade”.

4 – Planeje seu percurso até a prova. “Sabemos que este é o segundo dia de provas, mas em qualquer exame, é necessário que o candidato veja o trajeto até o local de prova. Chegar em cima da hora gera uma ansiedade grande, podendo atrapalhar já que você dará início às questões estando agitado”, lembra a psicóloga.

5 – Não estude na véspera. “Tudo aquilo que você já tinha que aprender, você já fez o ano inteiro. No dia anterior não adianta estudar, é importante ter momentos de lazer: sair com amigos, divertir-se, assistir a um bom filme, ter bons momentos com a família. A revisão de prova na véspera pode ocasionar insegurança caso o aluno perceba que não está dominando um conteúdo”.

6 – No caso de dúvidas entre alternativas? Quando surgir essa dúvida passe para outra questão mais fácil. Outra dica: caso tenha dúvida entre duas alternativas, por ser questões de múltipla escolha, marque a primeira que você considerou mais correta. Estudos dize que essa tática tem 80% de chances de dar certo”, pontua a especialista.

7 – Último e mais importante passo: reconheça o que é ansiedade. “A ansiedade é algo pontual. É um ano inteiro dedicado àquele exame. O aluno vem passando por um processo estressante nos estudos. Quando o corpo sinaliza sintoma de tremores, é fundamental que ele pare e respire”, diz.

Fátima Pimentel possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1983) e pós-graduação Lato Sensu em Saúde Mental Infantojuvenil. Coordenou a Educação Especial e a Educação Básica - Secretaria Municipal de Educação-Palmeira dos Índios e é docente da Faculdade Cesmac do Sertão.