Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Projetos de ensino do Ifal Palmeira atraem discussões sobre temas variados no III Conac

por Monique de Sá publicado: 25/09/2018 19h12, última modificação: 25/09/2018 19h24

A 3ª edição do Congresso Acadêmico do Ifal (Conac) já começou e durante à tarde desta terça-feira, 25, estudantes e servidores do campus Palmeira dos Índios apresentaram suas ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. Este ano, o evento tem como tema: o Instituto no contexto da Rede Federal de Ensino.

20180925_154328.jpgDando seguimento a nossa série de matérias especiais, serão abordados os projetos de ensino do campus, ponto alto da programação nesta terça. No total, foram apresentados cinco projetos desenvolvidos no ano de 2017 e avaliados por uma banca especial.

Um destes foi o do professor e coordenador do curso de Segurança do Trabalho, Roberto Fernandes, que tem como bolsista a aluna Ruanna Moreira. Acessibilidade e segurança são eixos fundamentais no tocante ao trabalho desenvolvido por eles. Para o docente, estar em um congresso como o Conac oportuniza a troca de conhecimentos e saberes, demonstrando a força que o Instituto tem.

"É fundamental nós compreendermos como estão sendo feitas as atividades práticas dos nossos alunos e assim possamos olhar de uma forma diferenciada para eles, utilizando isso como um modo de discussão e análise de ideias a favor do próprio Instituto. Temos tanto mão de obra qualificada, quanto estudantes e profissionais e o Conac traz a oportunidade de conhecer, muitas vezes, projetos que não são discutidos", ressalta Roberto.

20180925_143429.jpgApresentações:

A aluna Lissane Oliveira deu início trazendo para o público um projeto de sucesso no campus: SOIAL (Simulação das Organizações Internacionais em Alagoas). Ela tratou da importância em se discutir política entre os jovens e falou sobre o projeto que visa despertar um olhar mais sensível e atento a essas questões.

"O intuito é contribuir para a formação de jovens que desejam transformar a realidade ao seu redor, tendo como proposta, expor os estudantes ao ambiente diplomático, onde é administrada a política internacional", explanou a aluna.

20180925_145734.jpgEm seguida foi a vez da professora Vanúsia Amorim tratar da realização de oficinas para orientar a produção escrita da prática profissional, tendo como intuito melhorar a redação de relatórios de estágio curricular e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além deles, os alunos do curso de Sistemas Elétricos (Robson Felipe Lisboa e Ianca Carol Ferreira) apresentaram pesquisa específicas da área: "Controle de Processos Industriais via controladores lógicos programáveis e uso da planta industrial PDIII da SMAR para fins didáticos", sob orientação do professor Gregory Almeida e "Desenvolvimento de uma bancada didática para auxílio das aulas práticas de energia solar", tendo como proponente o docente, Márcio Azevedo.

20180925_155446.jpgAs apresentações dos projetos de ensino do Ifal Palmeira se encerraram neste primeiro dia de Conac. Amanhã, 26, a programação do campus contará com apresentações artísticas e também de projetos de pesquisa (PIBITI e PIBIC), além dos trabalhos de extensão.

Conheça os projetos de ensino do campus apresentados durante esta edição do Conac:

ProjetoOrientadorBolsista
SOIAL – Simulação das Organizações Internacionais em Alagoas Flora Pidner Lissane Oliveira
Oficina de escrita de prática profissional Vanúsia Amorim Erik Soares
Controle de Processos Industriais via controladores lógicos programáveis e uso da planta industrial PDIII da SMAR para fins didáticos Gregory Almeida Robson Lisboa
Avaliação das condições patológicas, de acessibilidade e segurança da quadra poliesportiva do Ifal Campus Palmeira dos Índios Roberto Fernandes Ruanna Moreira
Desenvolvimento de uma bancada didática para auxílio das aulas práticas de energia solar Márcio Azevedo Ianca Carol Ferreira