Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Palestra sobre Trajetória do Sistema Elétrico Brasileiro será realizada nesta quarta, 04

Evento está marcado para ocorrer a partir das 7h30, na sala 49

por Monique de Sá publicado: 03/09/2019 09h01, última modificação: 03/09/2019 09h02

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, promoverá nesta quarta, 04, a partir das 7h30, na sala 49 (bloco de ensino), uma palestra sobre a “Trajetória do Sistema Elétrico Brasileiro”. O evento é destinado para toda a comunidade acadêmica e não necessita de inscrição prévia. À frente das discussões estará a engenheira eletricista, Camila Maciel.

Com vasta experiência no assunto, Camila tratará das possibilidades para quem quer seguir na área e, também, abordará o funcionamento desse sistema. “No Brasil, temos apenas três projetos com tecnologia HDVC no sistema elétrico. São eles: Itaipu, Madeira (Rondônia) e agora o projeto Belo Monte. Pude trabalhar em dois deles: o Bipolo da Madeira e o projeto Belo Monte, que é o primeiro com tecnologia em 800 kV. O sistema elétrico está em ascensão devido à necessidade da expansão energética. Sem dúvidas, é um setor muito bom para seguir carreira”, explica.

Sobre a palestrante

Camila Maciel é formada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atua no setor de transmissão de energia desde 2011. Passou por grandes empresas multinacionais espanholas, como: ABENGOA e CYMY, onde foi a primeira mulher chefe de obra no Brasileiro.

Hoje, ela atua na empresa chinesa State Grid, segunda mais lucrativa e maior empresa do mundo em transmissão de energia. Além disso, ela possui experiência na coordenação de equipes de campo e de supervisão das etapas construtivas de subestação em alta-tensão. Já participou de projetos em oito estados no norte ao sul do país em CA de 230 kV a 500 kV e participa atualmente do Bipolo II-UHVDC de 800Vcc do projeto Belo Monte.