Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Os perfis femininos na obra de Clarice Lispector é tema de live promovida pelo Clube Passarinhar do Ifal Palmeira

Evento on-line será realizado nesta quarta, 15, às 18h30 no Instagram do @clubepassarinhar

publicado: 14/07/2020 10h17, última modificação: 14/07/2020 10h21

Fundado em 2011, o Clube de Leitura Passarinhar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, vem a cada ano se renovando e mudando suas formas de interação com seus participantes. A confirmação disso é que com a pandemia, o clube intensificou ainda mais as ações desenvolvidas através do perfil no Instagram: @clubepassarinhar. Desde junho, por exemplo, o espaço vem dedicando uma homenagem especial à escritora Clarice Lispector pelo seu centenário.

A culminância dessa programação será nesta quarta, 15/07, com a participação da professora Susana Souto, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela e a docente do campus Palmeira, Maria Célia Silva, estarão em uma live, às 18h30, para abordar os perfis femininos nas obras de Clarice.

“Clarice Lispector é uma das maiores e mais importantes autoras da nossa Literatura e é reconhecida mundialmente. Ganhou vários prêmios e tem suas obras traduzidas em diversas línguas. A importância de trazer essa temática para o Clube de Leitura é fundamental, visto a relevância da autora e levando em conta seu centenário de nascimento, podemos resgatar o amor aos clássicos da nossa Literatura”, ressalta Célia, que será mediadora do evento on-line.

Conheça o currículo de Susana Souto:

Graduada em Letras pela Ufal, onde também cursou o doutorado. Fez mestrado na USP, sobre a obra de Clarice. A docente integra o grupo de pesquisa Poéticas Interartes e atua na graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Ufal. Atualmente é coordenadora do curso de Letras/Português e pesquisa Literatura brasileira moderna e contemporânea.

Programação do Passarinhar

Um dos objetivos principais do clube é fomentar na comunidade acadêmica a leitura de uma forma prazerosa, por isso para as atividades do centenário de Clarice, estudantes, técnicos e professores estiveram envolvidos na alimentação do conteúdo da página.

“Tivemos a participação também de professores de fora do campus, como: Sirlene Souza (UPE), Káthia Leite (Ifal, campus Benedito), Diogo Souza (Ifal Marechal e ex-coordenador do clube) e Maria Martins. No entanto, a maioria foi do Ifal Palmeira. Os alunos foram convidados pelas professoras de Português, que também fazem parte do Clube. Cada um escolheu a modalidade foto ou vídeo e fez sua homenagem à autora”, explica Célia.

O tributo à Clarice se encerra nesta quinta, 16/07, neste formato de maior interação. Entretanto, haverá postagens ocasionais até 10 de dezembro, data de aniversário da escritora. Em seguida, a comunidade passará a conhecer mais a vida e a obra do escritor, João Cabral de Melo Neto, em homenagem também ao seu centenário. A programação será em formato de rodas de discussões e leitura pelo Google Meet e postagens em formato de resumos e biografias.

Atualmente a professora de Língua Portuguesa Célia é a coordenadora do espaço de leitura. Além dela, são voluntárias do projeto as estudantes: Jéssica Laurentino (Eletrotécnica) e Janiclecia Costa (Edificações). O grupo ainda conta com a colaboração das professoras: Susane Alves, Danielle Gomes, Anny Barros e Edneide Leite, que têm dado contribuições significativas ao projeto.