Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Núcleo de Construção Civil do campus Palmeira tem duas pesquisas aprovadas em Portugal
conteúdo

Notícias

Núcleo de Construção Civil do campus Palmeira tem duas pesquisas aprovadas em Portugal

Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos de Engenharia Civil sob a orientação do professor Jesimiel Pinheiro

por Monique de Sá publicado: 26/02/2019 08h52, última modificação: 26/02/2019 09h09

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Tecnológico em Construção Civil (NUTECC) do campus Palmeira ultrapassa as fronteiras e chega até a cidade de Lisboa, em Portugal. Foram aprovadas para publicação no Congresso Materiais 2019 duas pesquisas desenvolvidas pelo núcleo, formado por alunos de Engenharia Civil, sob a orientação do professor Jesimiel Pinheiro. O evento, reconhecido internacionalmente, será realizado entre os dias 14 e 17 de abril deste ano e visa explorar os mais recentes desenvolvimentos científicos e técnicos em Ciência e Engenharia de Materiais.

Além da reutilização de resíduos sólidos, as pesquisas têm como foco a preocupação socioambiental com os descartes inadequados e que poderiam ser feitos com os dois materiais em estudo: gesso e concreto. É pela relevância dos estudos que o grupo viu no Congresso Materiais 2019, a oportunidade de expandir o tema e apresentar os resultados obtidos pelos pesquisadores, trazendo contribuições para o meio acadêmico.

Gesso como aliado

Pesquisa 2.jpgHá cerca de um ano e meio, a aluna e o egresso de Engenharia Civil, Mallena Soares e Eliédson de Carvalho, deram início à pesquisa intitulada: “Reutilização de resíduos de gesso em argamassa de assentamento de alvenaria com tijolos cerâmicos”. A estudante detalha que o trabalho tem início já com a coleta do gesso na cidade de Palmeira dos Índios.

Pegamos o gesso com empresas que instalam forros, tiramos dele todo material orgânico, trituramos, caracterizamos esse material e o utilizamos para argamassa”, explica Mallena. A eficácia da pesquisa foi comprovada após a criação de protótipos de alvenaria para fazer testes exigidos pelas normas da Construção Civil.

Congresso.jpgFoi a partir desses índices satisfatórios que o grupo resolveu externalizar esses resultados no Congresso Materiais 2019. Além disso, a aluna ressalta que ainda são raras as pesquisas que tratam da reutilização do gesso. “Até uns anos atrás, o gesso era considerado um material não reutilizável. Após uma mudança na legislação, hoje ele é considerado para reutilização”, explica a estudante do 9º ano.

Reutilizando o concreto

Objetivando melhorar as condições das vias urbanas utilizando concreto como matéria-prima base para pavimentação, os futuros engenheiros civis Giovanni José Paciência e Lucas Willian Aguiar passaram a desenvolver uma pesquisa com a utilização de resíduos da construção e demolição encontrados em obras de Palmeira dos Índios.

Pesquisa.jpg“Sabemos que a realidade local é de trechos com elevadas inclinações e ruas sem pavimentação, por isso a proposta é o uso do concreto como composto de uma nova mistura”, diz Giovanni. Segundo ele, todos os testes de desempenho necessários para utilizar na cidade nesses trechos também já foram feitos e o protótipo moldado.

“Esta pesquisa foi concluída e agora partimos para uma outra. Já com todos os parâmetros. A intenção é que façamos um trecho modelo em Palmeira para poder aplicar tudo aquilo que estamos estudando e fazendo em laboratório”, garante o aluno do 7º período.

Tanto Mallena quanto Giovanni sonham em seguir com a carreira acadêmica, por isso, para eles, ter um trabalho aprovado em um evento internacional é tão importante para seus currículos. “Cada vez mais estou me aprofundando e vendo que podemos melhorar os processos e utilizar os resíduos da construção civil. Ter um trabalho aprovado em um congresso internacional representa uma pontuação a mais em seleções de mestrado, por exemplo”, justifica Giovanni. Já Mallena acrescenta que o mais importante é ter seu trabalho reconhecido. “Muito bom perceber que aquilo que você tem feito tem relevância para o meio acadêmico”, conclui a estudante.