Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Neabi realiza ações em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas no Ifal Palmeira dos Índios
conteúdo

Notícias

Neabi realiza ações em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas no Ifal Palmeira dos Índios

Atividades ocorrem durante todo o mês de abril, estendendo-se até a primeira semana de maio.

publicado: 20/04/2023 17h05, última modificação: 20/04/2023 17h06

Por Lívia Muniz (estagiária de Jornalismo)*

Sob o lema "Nada sobre nós sem nós", o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Palmeira dos Índios promove diversas ações em celebração ao mês dos povos indígenas. As atividades ocorrem durante todo mês de abril, estendendo-se até a primeira semana de maio, abrangendo áreas da literatura e audiovisual, incluindo uma trilha ecológica e visita à Aldeia Mata da Cafurna.

A programação também inclui uma exposição fotográfica, oficina de grafismo corporal, apresentação do ritual tradicional indigena Toré, leituras compartilhadas e  rodas de conversa temáticas. 

Thiago Rogério, professor de História e coordenador do Núcleo, reforçou a importância das ações para o resgate e manutenção da memória dos povos indígenas. 

Neabi realiza ações em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas"A importância de ações pedagógicas como o Abril Indígena se revela no próprio motivo de existência do Neabi,  a problematização acerca das contribuições dessas minorias para História e cultura brasileira. Realizar eventos que proponham interações entre populações Indígenas e a comunidade acadêmica pretende demonstrar a vitalidade cultural dos povos originários, sua diversidade e sofisticação, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais complexa que valorize as múltiplas formas existenciais presentes na amálgama que é a população brasileira."  Comentou Thiago.

Confira  a programação do Abril Indígena promovida pelo Neabi Palmeira dos Índios:

Tempo de Netas - Leitura compartilhada e roda de conversa com a obra de Trudruá Dorrico
Todas as quartas de abril e maio, até o dia 05/05

Desafio Escrita Criativa

Concurso de redação temática - (10/04)

Pirã Porã - Café temático com o Neabi 

Declamação de poemas - (19/04)

Wakonã - (26/04)

Grafismo Corporal

Exposição fotográfica

Bate-papo com o coletivo audiovisual Wakonã

Toré

Trilha Ecológica e visita à Aldeia Mata da Cafurna (data a confirmar)

* Sob a supervisão de Bruno Andrade