Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Membros do Concamp Palmeira tomam posse para biênio 2019/2021

Membros do Concamp Palmeira tomam posse para biênio 2019/2021

O Conselho poderá deliberar sobre as políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração geral do campus

por Monique de Sá publicado: 16/07/2019 08h25, última modificação: 16/07/2019 08h57

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios deu um mais um passo importante para uma gestão mais participativa e democrática, dando voz a diversos segmentos que compõem o campus. Nesta segunda-feira, 15, foi realizada a solenidade de posse dos membros pertencentes ao Conselho de Campus (Concamp). Órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, o Conselho já era um anseio antigo da comunidade acadêmica do Instituto.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo diretor-geral e presidente do Conselho, Roberto Fernandes. Entre os objetivos 20190715_152935.jpgdo Concamp está o de apreciar e emitir parecer acerca dos projetos pedagógicos, da organização didática, dos regulamentos internos e das normas disciplinares, encaminhando-os às instâncias superiores do Ifal.

Para o diretor, a instituição do Conselho vem para colaborar com a democratização do processo de decisão, o que só contribui para o crescimento do campus. “Desde de 2012 tentamos implantar o Concamp e agora com a resolução do Conselho Superior, nós conseguimos essa implantação em nossas unidades para que possamos ter decisões envolvendo toda a comunidade e, por isso, mais democráticas”, lembrou o gestor.

Durante sua fala ele também lembrou que é importante que o trabalho desenvolvido pelos conselheiros ocorra de forma articulada. “Que possamos fazer um trabalho afinado através do diálogo, sempre respeitando as decisões dos membros e que possamos, além disso, crescer de forma cultural, científica e, sobretudo, de forma humana para o desenvolvimento de um trabalho com maior apreço e junto à comunidade”, disse Roberto.

20190715_153253.jpgEleito em 1º lugar na categoria “Docente”, o professor de Informática, Emerson Ferreira, decidiu integrar o Conselho devido a sua experiência ao longo dos seus 13 anos de trabalho no campus e por perceber que esta era a chance de somar ainda mais. “Sempre participei de coordenações e sempre gostei de contribuir. Como já tinha essa experiência, os professores me incentivaram a participar por conhecer o funcionamento de cada área e setor, por isso, resolvi assumir essa responsabilidade e representar o grupo docente no Concamp”, ressaltou.

Membro eleito no segmento “Técnico-administrativo”, o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do campus, Alezy Oliveira, contará com sua experiência anterior como conselheiro em outra instituição para deliberação e resolução de conflitos que possam vir a surgir.

20190715_150859.jpg“O Concamp tem abrangência local, mas tem o poder de deliberar sobre o futuro do campus em si. Em termos de gestão, o Ifal é uma instituição transparente e com o Concamp seremos transparentes, também, em termos de participação. Como é formado por representantes de diversos segmentos, inclusive de fora do campus, a gente espera que seja um espaço onde todos possam se expressar e trazer novas ideias para a gestão do campus”, conclui Alezy.

Conheça os nomes do Concamp Ifal Palmeira:

20190715_154454.jpg