Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Jogos Internos do Ifal Palmeira ocorrem de 01º a 08 de junho

Jogos Internos do Ifal Palmeira ocorrem de 01º a 08 de junho

Este ano, a organização é dos professores Marcos André Rodrigues e Flávio Melo

por Monique de Sá publicado: 30/05/2019 08h45, última modificação: 30/05/2019 11h18

Foi dada a largada para a realização dos Jogos Internos 2019 do campus Palmeira dos Índios. Este ano, 12 modalidades farão parte da programação: futsal, handebol, rouba bandeira, queimado, basquete, altinha (modalidade criada pelos alunos), xadrez, atletismo, ximbra, pião, circuito de atividades e vôlei. Organizado pelos professores de Educação Física, Marcos André Rodrigues e Flávio Melo, a abertura oficial do evento está marcada para este sábado, 01º, a partir das 8h - sendo destinado para todos os alunos do nível médio.

As equipes foram formadas a partir de um sistema online, de forma dinamizada, em que os próprios representantes de turma ficaram responsáveis por responder as demandas de equipe que iam surgindo. As fases classificatórias serão

marcos e flavio.jpgrealizadas no decorrer da próxima semana e os vencedores serão revelados no sábado, 08, com a grande final.

Cultura corporal do movimento

Na disciplina de Educação Física, um dos aspectos tratados pelos docentes do campus refere-se à cultura corporal do movimento, que visa compreender o mundo que cerca o indivíduo através do movimento. “Começamos a nos movimentar ainda no ventre da mãe. Compreender o movimento é intrínseco à vida. É a partir desta perspectiva que trabalhamos a Educação Física com os alunos de nível médio, levando à transformação do aluno em cidadão crítico, através da consonância com as outras disciplinas”, reflete o professor, Marcos André.

Respeito ao próximo e às tomadas de decisão são fatores que permeiam também as aulas e o objetivo fundamentais 20180710_091126.jpgdos jogos. “Não é nosso intuito fazer o esporte só pela competição. Os alunos não precisam competir para ser o melhor a qualquer custo, mas trabalhamos com o aspecto didático-pedagógico, de modo que o aluno reflita sobre o próprio ato de competir. Por isso a importância de inclusão não só dos esportes, mas também dos jogos e brincadeiras populares”, acrescenta Marcos.

Na mesma ótica trabalha o também professor de Educação Física, Flávio Melo: “O processo de desenvolvimento das habilidades motoras está atrelado à prática de exercício e no meio dos jogos, acreditamos que há um potencial grande de inclusão e relação entre eles, que desenvolverá uma compreensão de mundo e a formação de um cidadão”, reflete.

Confira o chaveamento das equipes e a tabela dos jogos!

19ecc4e2-1d6a-4c19-9ab5-a6d97dec145e.jpg      20180712_095237.jpg  20180711_094651.jpg