Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira leva três medalhas de ouro em Circuito Sesc de Corridas

Ifal Palmeira leva três medalhas de ouro em Circuito Sesc de Corridas

Clube de corrida do campus ainda garantiu uma medalha de prata e duas de bronze

por Monique de Sá publicado: 12/11/2018 16h21, última modificação: 12/11/2018 16h26

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, levou para casa seis troféus durante a realização do Circuito Sesc de Corrida, ocorrido no último sábado, 10, em Maceió-AL. Na premiação, três medalhistas de ouro: Izael Ferreira (categoria 10 km, 20 a 29 anos), Darlisson Castanha (categoria 10 km, 16 a 19 anos) e Márcio Gregório Ferreira (categoria 5 km, 14 a 19 anos). Os garotos fazem parte de um projeto esportivo da unidade de ensino: “O Clube de Corrida”, desenvolvido pelo professor de Educação Física, Maurício Ricardy.

clubecorrida4.jpegAlém deles, trouxeram prêmios para casa: Jadielson Oliveira, medalhista de bronze na disputa masculina dos 10 km de 20 a 19 anos; Ítalo Isaías, com a medalha de prata e Vinícius Santana, na terceira posição, ambos competindo pela categoria 14 a 19 anos, 5 km. Para os estudantes, os treinos prescritos por Maurício foram fundamentais para o sucesso do grupo alcançado no circuito.

Fazer parte do clube é algo que auxilia nas práticas esportivas, além do meu desempenho escolar. Antes só jogava bola, mas por questões de saúde, sentia grandes dificuldades com a respiração, por isso decidi entrar para o grupo de corrida. Meus treinos são prescritos para serem realizados três vezes por semana. Sinto que me supero a cada corrida”, diz Izael, 21 anos, do 3º ano de Informática.

No total, 250 atletas (sexo masculino) competiram no circuito, destes, 12 são do clube de corrida. É o caso de Darlisson Castanha, 18 anos, do curso de Eletrotécnica. Ele afirma que antes de entrar para o Ifal, já corria, mas fazia dessa atividade um hobby: “não fazia da corrida um esporte, mas abracei o projeto desde o seu início”. Em sua coleção de conquistas, para o garoto, melhor do que medalhas, foram as mudanças de hábito.

Tive melhora no sono, no humor, estou sabendo respirar melhor. Para mim, o maior benefício que a corrida pôde me dar são esses. Sem dúvidas, a melhor premiação”, garante Darlisson.

Quem se destaca também é Márcio Gregório, 17 anos, aluno do segundo ano de Eletrotécnica. Sua relação com as corridas de rua começou assim que entrou para o Ifal. Na bagagem de vitórias, quatro subidas ao pódio com o título de campeão. “Garanti medalhas nos Jogos da Primavera, na Corrida da Polícia Rodoviária Federal, nos Jogos Internos e agora nesta do SESC”. O estudante conta que o segredo para estar apto às competições é “pegar leve” nos treinos na semana que antecede o evento.

O professor Maurício prescreve treinos mais leves durante a semana para que possamos descansar. Quero continuar com a prática e colecionar mais medalhas”, diz Márcio.

Desde 2016, o projeto vem atraindo servidores e alunos da instituição, mais do que incluí-los em competições, o clube tem como objetivo o bem-estar e a saúde corporal, visando a melhoria da circulação sanguínea e da resistência cardiorrespiratória dos participantes, além da perda de peso.

clube corrida 2.jpeg