Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira é destaque na Jornada de Foguetes 2019

Ifal Palmeira é destaque na Jornada de Foguetes 2019

por Monique de Sá publicado: 22/10/2019 08h50, última modificação: 22/10/2019 08h54

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, participa da Jornada de Foguetes. A seleção para fazer parte do evento é feita na própria escola, através do lançamento de foguetes por grupos de alunos para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na unidade de ensino, quem se destacou, este ano, foram os estudantes de Eletrotécnica: Tony Rocha, Eloá Constantino e Lorena Viana, que atingiram a marca de 290 m distância em seu foguete. O mérito levou a equipe e o professor, Manoel Pereira, ao evento, realizado na Barra do Piraí-RJ, no período de 15 a 18 de outubro.

equipe2.jpgMedalhistas de ouro no estado, a equipe de alunos chamada FogueTELétrico recebeu medalha de bronze em âmbito nacional e um troféu de honra ao mérito. Em uma disputa com docentes participantes do evento, o professor Manoel Pereira trouxe de volta na bagagem medalha de ouro pela confecção de um foguete de papel de combustível sólido, que teve o alcance horizontal de 255 m, ao ser lançado. Na programação da Jornada, palestras sobre: segurança, Centros de Lançamentos de Foguetes Brasileiros, Agência Espacial Brasileira, além de oficinas de construção de foguetes de combustível sólido e sessões do planetário.

explanação.jpgParticipante pela quinta vez como professor-orientador, Manoel ressalta que este ano dois detalhes chamaram sua atenção: o aumento da participação feminina na Jornada e o alto nível dos trabalhos apresentados.

A quantidade de mulheres que vêm se interessando pela atividade de astronáutica (e áreas correlacionadas) vem aumentando de forma significativa, e isso demonstra que a ciência vem se tornando cada vez mais democrática. Outro ponto é o alto nível dos projetos apresentados pelas equipes participantes. Ao ver esses garotos e garotas desenvolvendo projetos em tal nível de riqueza, ainda durante o ensino médio, renovo minha esperança na ciência brasileira.”, diz.

lancamento.jpgDurante o evento, os estudantes de Eletrotécnica puderam apresentar seus projetos de foguetes e bases de lançamentos para uma banca de professores, tendo o intuito de demonstrar todo o conhecimento na atividade desenvolvida, além das possíveis inovações que foram criadas por eles. Ao final, todas as equipes realizaram lançamentos de seus respectivos projetos de foguetes, buscando atingir o maior alcance horizontal.

A Jornada de Foguetes foi uma experiência incrível para nós alunos do Ifal. Pudemos trocar conhecimentos e fazer amizade com pessoas de diversas partes do país. Mesmo não tendo alcançado o ouro, ficamos felizes com o bronze com o lançamento do nosso foguete no evento”, diz a aluna, Lorena.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada experimental, e consta da construção e lançamento de foguetes, a partir de uma base. O evento é realizado em quatro níveis, que abrange alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Além da participação na jornada de foguetes, os estudantes poderão ser premiados com medalhas e troféus e recebem kits educativos.