Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira dos Índios tem estudante convidado para os treinamentos da Seleção Brasileira de Astronomia

José Fausto já tem duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

por Jhonathan Pino publicado: 23/03/2022 12h56, última modificação: 23/03/2022 15h18

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) teve um dos seus alunos convocados para participar da Seleção Brasileira de Astronomia. O estudante do 3º ano do Curso Técnico de Informática, José Fausto, inicia no próximo dia 27 de março o primeiro ciclo de treinamentos, com aulas remotas a serem realizadas com a participação dos melhores professores de astronomia do país.

A etapa serve de preparatório de 40 alunos de todo o país que poderão compor as equipes da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica em 2022, sendo cinco deles para cada uma das competições.

O resultado foi conseguido após a conquista de medalhas de ouro duas vezes, em 2020 e 2021, na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Fausto lembra que foi um percurso que começou ainda no Campus Palmeira dos Índios, onde estuda, com a motivação do professor de Física, Rodrigo Raposo.José Fausto recebendo medalha de ouro do OAB 2020, do professor Márcio Bino.jpeg

Nessa segunda participação da seletiva, ele passou por uma fase de questões objetivas, realizadas por cerca de 9 mil alunos; uma outra composta por 171 estudantes classificados, que responderam à prova teórica outra no planetário. Na terceira fase, que se iniciará no próximo dia 27, estarão os 40 finalistas, que participam de provas e aulas com os melhores professores de astronomia do país.

Eu sempre fui muito curioso, principalmente em relação à natureza e ao universo. Foram coisas essenciais, que me levaram a ter uma enorme vontade de fazer a OBA. Nela, tive a felicidade de gabaritar a prova da OBA 2021 e fui convocado para a Seletiva Internacional de Astronomia”, comemora.

Hoje ele encoraja qualquer aluno que goste de física e/ou astronomia a participar do evento. “Nas minhas duas participações, não só por causa do que estudei, mas das pessoas incríveis que conheci, me proporcionou um crescimento pessoal incrível, onde, salve outras coisas, a minha visão de mundo mudou e expandiu completamente. Foi e está sendo uma experiência incrível”, reforça Fausto.