Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira disponibiliza calendário de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira disponibiliza calendário de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso

por Monique de Sá publicado: 28/05/2020 09h06, última modificação: 30/07/2020 10h34

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, a partir desta quinta, 28, torna público o calendário de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da unidade de ensino, referentes tanto a cursos técnicos como superiores.

A publicização se faz necessária devido às circunstâncias atuais de suspensão das atividades presenciais em instituições de ensino, por conta da Covid-19, sendo imprescindível a ampla divulgação em meio virtual.

ANEXOS:

Regulamento de TCC - Ifal

Manual de elaboração de trabalho acadêmico

 

Nome Quando Onde Tema Banca Resumo Curso
Erica Lopes de Sousa 31.07.20, às 14h abre.ai/bnUf Patologias em marquises: Estudo de caso do Centro de Palmeira dos Índios - AL. Ricardo Calheiros (orientador), Jordana Teixeira (coorientadora), Guilherme Viana e Luciano Queiros (avaliadores)

As marquises são estruturas que se projetam sobre o logradouro público, servindo de abrigo para as pessoas contra as intempéries, estando desse modo, diretamente ligadas aos indivíduos que transitam nas calçadas. Devido aos constantes acidentes envolvendo marquises, noticiados no Brasil, muitos deles com vítimas fatais, e ao descaso quanto à manutenção dessas estruturas por parte dos responsáveis pelas edificações, surge o interesse por esse estudo no bairro Centro da cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas, onde se localizam diversas marquises e não há registros de estudos nessa área. Este trabalho teve como objetivo identificar as diversas manifestações patológicas existentes.

Engenharia Civil

Giovanna Bruna dos Santos 29.05.20, às 16h abre.ai/banO Modelo Hidrodinâmico para Simulação dos Níveis da Água da Laguna Mundaú - Maceió/AL Mahelvson Chaves (orientador), Fernando Nascimento (avaliador interno), Gláucia Nascimento (avaliadora externa) e Almir de Brito (coorientador)

O movimento das marés permite as trocas de água com o mar nos sistemas estuarinos e lagunares de modo a contribuir com a redução de poluição e de processos de eutrofização. Esses sistemas, por definição, recebem contribuição fluvial de modo que o ambiente estuarino apresente características de origens fluvial e marinha. No presente trabalho, é apresentado um modelo hidrodinâmico para simulação dos níveis de água, desenvolvido sob a perspectiva Euleriana e com base no modelo proposto por Stigebrandt. 

Engenharia Civil