Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Experimentos de Ondas e Óptica são apresentados na ExpoFísica 2019 no Ifal Palmeira

Evento foi realizado no auditório do Ifal Palmeira e reuniu trabalhos de alunos de Edificações

por Monique de Sá publicado: 04/12/2019 15h47, última modificação: 04/12/2019 15h59

Uma verdadeira aula viva de Física com variados experimentos de ilusão de óptica e efeito de ondas. Assim pode ser definida a “ExpoFísica 2019”, realizada nesta quarta, 04, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. A iniciativa é do professor de Física, Karciano Santos, que incentivou suas turmas do 2º ano de Edificações a realizarem os experimentos. Dez equipes estiveram se apresentando e mostrando ao público como chegaram àquele resultado final.

experimento.jpgUma dessas equipes foi a da aluna Vitória Oliveira. Chamado de “Vela fantasma”, o experimento consiste na propriedade do vidro, que é a de refletir uma imagem e ao mesmo tempo deixar que o indivíduo enxergue o que está do outro lado dele.

“Foi algo que vimos no canal do Youtube: Manual do Mundo e que nos chamou atenção por causa da ilusão de óptica. Usamos vidro, vela, copo com água e dois tijolos para servir de suporte. A ideia é dar a entender que a vela acesa ficou dentro do copo e quando jogássemos água, ela continuaria acesa. É um experimento bastante bonito, principalmente em um ambiente escuro. É algo mágico!”, relata a estudante.

Outro trabalho que também teve bastante destaque foi o do cubo infinito. Trata-se do fenômeno físico da reflexão. O aluno Alex Victor Gomes explica que para o experimento foram utilizados LEDs e películas semitransparentes. “Esses LEDs vão fazer com que a luz incida nessa película e parte dessa luz vai ultrapassar e a outra parte vai sofrer reflexão. Essa parte vai bater na outra película e bater na outra e f5.jpgassim sucessivamente, por isso a formação de várias imagens e a impressão de um cubo infinito”, detalha.

Além desses, foram exibidos experimentos de ondas com pêndulos, vibrações, sons em garrafa, periscópio, onda estacionária, etc.

Responsável pela realização do evento, Karciano ressalta que os assuntos de Ondas e Óptica foram visto ao longo desse semestre pelos alunos, e por isso, foram escolhidos para a exposição. “Os resultados foram bastante positivos. Houve dificuldades na elaboração de alguns experimentos por envolver vidro e espelhos, mas no geral estou muito satisfeito com o empenho deles e a força empregada para a realização da ExpoFísica. Estão todos de parabéns!”, elogia o docente.

f3.jpg