Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Entrega da quadra poliesportiva será feita neste sábado, 01º, durante abertura dos Jogos
conteúdo

Notícias

Entrega da quadra poliesportiva será feita neste sábado, 01º, durante abertura dos Jogos

Ginásio terá dimensões oficiais de 20 m de largura por 40 m de comprimento

por Monique de Sá publicado: 31/05/2019 09h04, última modificação: 31/05/2019 09h21

Os Jogos Internos 2019, que está com data marcada para ter início neste sábado, 01º, marcará também a entrega da quadra poliesportiva do campus Palmeira. A partir das 7h30, gestores, servidores e alunos do campus estarão presentes para que de forma simbólica o espaço seja entregue a toda comunidade acadêmica. No ginásio, ocorrerão a realização das partidas de futsal e handebol dos Jogos, além de este passar a ser um local, também, para a realização de eventos multiculturais.

quadra2.jpgA partir das adequações realizadas na quadra, não temos apenas um espaço esportivo, mas multiuso, devido à amplitude que ela ganhou e adequações que os professores de Educação Física identificaram como algo que poderia torná-la mais ampla para execução de vários eventos”, destaca o professor, Flávio Melo. O docente ainda acrescenta que a entrega do espaço é algo aguardado por toda a comunidade, principalmente pelos alunos.

As mudanças são visíveis e foram realizadas sob a supervisão dos fiscais da obra, o técnico em Edificações, José Wellington da Silva e a engenheira civil, Gabriela Veiga. Confira algumas das melhorias realizadas no espaço, listadas por Wellington:

1- Reforço estrutural: tendo em vista a deterioração da estrutura metálica, foi necessária a contratação de um projeto estrutural com vista ao reforço dos pilares e da coberta metálicos. Aplicou-se pintura anticorrosiva e de acabamento.

2- Encamisamento dos pilares metálicos: A fim de melhorar estruturalmente  os pilares metálicos, houve  armação e a concretagem deles. Também aumentamos a altura, passando de 5  para 7 metros. Esse acréscimo se mostrou armarios.jpgnecessário porque a coberta anterior era muito baixa e atrapalhava a prática de algumas modalidades esportivas.

3Coberta: Passou por reforço estrutural, como os pilares metálicos, e por pintura anticorrosiva e de acabamento.

4- Muro de contenção: Construímos um muro de contenção para impedir que folhas e outras sujeiras entrem na quadra, impedindo a penetração de agentes indesejáveis.

5- Arquibancada: A arquibancada estava destruída e precisou ser refeita.

6- Drenagem: Construiu-se uma rede de calhas em concreto para dar destino a águas pluviais e sua drenagem

iluminação.jpg7- Projeto elétrico: Foi elaborado pelo técnico em Eletrotécnica, Jackson Fortuoso, um projeto voltado para a parte elétrica do espaço, cabendo à fiscalização sua execução.

8Pintura das cestas de basquetes e das traves de futsal: Esses dois itens receberam pintura anticorrosiva e de acabamento, mesmo processo dos pilares metálicos e da coberta.

9- Recuperação do gradil e portão metálico: Recuperamos e pintamos um dos portões e o gradil em frete à arquibancada.

10- Casa de bombas: Como não tinha local para abrigar a casa de bombas, construímos uma para esse fim.