Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Em entrevista, diretor de ensino do campus Palmeira tira dúvidas iniciais para novos ingressantes

por Monique de Sá publicado: 24/01/2019 10h40, última modificação: 24/01/2019 10h40

Em março, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, dará início a um novo ano letivo na instituição. Durante esta semana, estão sendo realizadas as matrículas para os ingressantes nos cursos técnicos integrados, por isso como forma de melhor orientar os calouros acerca deste leque de informações e oportunidades que o Instituto tem a oferecer, a Assessoria de Comunicação do campus entrevistou o diretor de ensino, Maurício Ricardy, que tirará algumas dúvidas como: Suporte de aprendizagem 2019, Fardamento, Auxílio, etc.

Comunicação Ifal PÍn: Professor, o que é o Suporte de Aprendizagem e qual a importância desse programa para o aluno?

Maurício Ricardy: Trata-se de um programa voltado para os alunos que estão ingressando na instituição. Inicialmente serve para que o discente tenha uma revisão de Português e Matemática para que assim que as aulas se iniciem, ele não tenha esquecido assuntos primordiais em sua formação. Além disso, a ação pedagógica se destina a assegurar condições de permanência e êxito em sua trajetória acadêmica no Ifal.

Comunicação Ifal PÍn: Como é a programação do Suporte?

Maurício Ricardy: Além dessas revisões, nós entendemos que fica complicado para o aluno saber de todo o funcionamento da instituição assim que ele chega. Por isso, na semana do Suporte, o estudante participará também de palestras em que serão apresentados setores como Serviço Social, Biblioteca, Psicologia, entre outros. Outro ponto, é o tour feito na escola realizado pelos coordenadores de curso. Para melhor orientá-los e acolhê-los, esses professores apresentarão os laboratórios e falarão sobre a grade dos cursos. É exigido que a carga mínima do Suporte seja de 40 horas, mas no campus Palmeira, por conta desta vasta programação, colocamos para 50 horas.

Comunicação Ifal PÍn: E quando será realizado o Suporte, Maurício? E em que horário?

Maurício Ricardy: A ação pedagógica será realizada uma semana antes do início do ano letivo de 2019 (18 de março) e irá de 11 a 16 de março, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Excepcionalmente no sábado, o horário será das 7h às 12h.

Comunicação Ifal PÍn: Haverá algum auxílio financeiro para que o aluno possa participar do Suporte? Em caso afirmativo, como solicitá-lo?

Maurício Ricardy: Sim! Será um auxílio para despesas com alimentação e transporte. Quando o dinheiro estiver disponível, o Ifal entrará em contato para avisá-lo. Será uma ordem de pagamento feita no Banco do Brasil. Para receber, o aluno deve ir até o banco, dirigir-se até o caixa e solicitar. É necessário para o recebimento que o estudante esteja portando o CPF e RG.

Comunicação Ifal PÍn: O estudante deverá prestar contas acerca do recebimento deste auxílio?

Maurício Ricardy: É fundamental que o aluno venha para as aulas do Suporte e assine a lista de presença. Essa será sua prestação de contas. Se ele não vir, infelizmente terá que devolver o valor para a instituição.

Comunicação Ifal PÍn: Quando a instituição ofertará a farda e os livros para o estudante?

Maurício Ricardy: É importante lembrar que a farda do aluno é composta de camisa do Ifal, calça comprida e sapato fechado. Duas camisas para o dia a dia e uma de Educação Física serão entregues na semana do Suporte. Já o sapato fechado (qualquer cor) e a calça comprida (qualquer cor e tecido) são de responsabilidade do aluno. Quanto aos livros, estes também serão entregues nessa semana. Pedimos ao aluno que tenha zelo com o material, pois ao final do ano letivo os livros didáticos deverão ser devolvidos para que passemos para novos alunos.

Comunicação Ifal PÍn: Maurício, caso o ingressante queira mudar de turno, ele pode?

Maurício Ricardy: Infelizmente não, pois foi a escolha feita durante a inscrição para o Exame de Seleção. A única possibilidade é caso um calouro consiga essa permuta com um outro do mesmo curso. Assim, basta procurar a direção e nós faremos a troca.

Comunicação Ifal PÍn: Por último, o Ifal cobra algum valor do aluno?

Maurício Ricardy: Não! Não há cobrança financeira de taxa de matrícula, mensalidade, livro ou fardamento. Caso o responsável receba um comunicado com uma solicitação dessas, pedimos que entre em contato conosco. Somos uma instituição de educação pública, gratuita e de qualidade.