Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > De oficina para crianças a exposição de cultura popular: Artifal 2018 deixará saudades no campus

por Monique de Sá publicado: 16/11/2018 13h04, última modificação: 16/11/2018 13h04

Uma verdadeira explosão de artes fez parte da programação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. Na última quarta, 14, houve as ações finais para a Temporada 2018 do Balaio de Artes, projeto vinculado a um programa institucional de extensão: Artifal. Neste sábado, 17, será a culminância das atividades com a realização da 1ª Mostra de Curtas, obras do audiovisual produzidas pelo Núcleo de Cinema da unidade de ensino.

20181114_122319.jpgO professor Daniel Cavalcanti, responsável pelo projeto, faz um breve resumo do que foi o Programa no campus: “este ano nós diminuímos algumas ações, mas em compensação as que foram executadas, sem dúvidas, foram mais marcantes. Unimos música com o 'Pra Toda Quarta', 'Experiências Sonoras' e 'Trupe Sonora', o núcleo de cinema e hoje estamos com exposição de cultura popular e uma oficina de musicalização infantil”, diz o docente.

O responsável pela exposição mencionada por Daniel é o servidor e artista plástico, Manoel Alves. Natural de Cajueiro/AL, ele é formado em Artes Visuais pela Universidade Paulista de SP e começou a desenhar e pintar aos 10 anos de idade. Em sua vida dedicada às Artes, passou por diversos estilos: Surrealismo, Cubismo, Paisagismo, Abstrato, entre outros. Atualmente, ele trabalha com óleo sobre tela, com temas de cultura popular brasileira.

20181114_085653.jpgO convite veio do professor Daniel para que eu pudesse estar aqui hoje mostrando meu trabalho. São quadros ligados às minhas memórias de infância, com olhar de criança, algo que é muito forte para mim: a cultura popular. É importante que tenhamos esta valorização, este resgate”, explica Manoel, em meio às suas obras que representam o Maracatu, Cavalhada, Burrinha, etc.

Pra Toda Quarta

Há um mês o campus recebe artistas da região para cantar e encantar no projeto “Pra Toda Quarta”. Sertanejo, POP, MPB foram alguns dos gêneros que embalaram alunos e servidores da instituição. Diana Santos, Felipe Sotero, Lucas Barbosa e Racklyn Sotero, alunos da casa, foram algumas das atrações cpratodaquarta2.jpgonvidadas. Quem presentou o projeto com sua voz doce foi a professora Jullyana Souza, durante uma apresentação noturna, realizada no campus na última quarta, 14.

Oficina de Musicalização Infantil

Com o intuito de aproximar os filhos e “agregados” dos servidores, Daniel também promoveu uma oficina de musicalização infantil para crianças de 6 a 8 anos. A tarde garantiu diversão para os pequenos, que estiveram acompanhados dos seus pais, e também muito aprendizado. A ideia é que no próximo ano o docente continue dando sequência a estas ações. “Foram atividades frutíferas. O intuito é que realizássemos o máximo de intervenções artísticas que a gente pudesse”, resume Daniel.