Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Convênio ítalo-brasileiro oferta financiamento de pesquisas envolvendo os dois países

Projetos serão financiados por fomentadoras estaduais por até três anos

publicado: 10/12/2019 09h15, última modificação: 13/12/2019 13h02

Está aberto, até o dia 24 de janeiro de 2020, uma chamada para o programa de apoio a pesquisas conjuntas entre Brasil e Itália promovida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (Confap) e pelo Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (Maeci).

É oferecido financiamento para pesquisas nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas (química, física e matemática); doenças transmissíveis; geração descentralizada de energia de fontes renováveis; doenças metabólicas e nutricionais; agricultura de precisão; ciências espaciais, além de produção sustentável e uso de minerais estratégicos. Em Alagoas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) será a fomentadora.

No Brasil, a chamada é aberta a coordenadores / pesquisadores, que estão implementando atividades de pesquisa em universidades, institutos ou centros de pesquisa brasileiros. As propostas do projeto devem ser elaboradas em conjunto com pesquisadores da Itália e enviadas pelos investigadores principais de ambas as partes, na mesma área prioritária.

No caso de envolvimento de mais de pesquisadores de mais de um estado brasileiro, na mesma proposta, a submissão deve ser feita pelo pesquisador principal da pesquisa, em nome dos outros envolvidos, sendo que cada pesquisador pode enviar apenas uma proposta de projeto.

Os projetos devem ser escritos em inglês e ter a duração do Protocolo Executivo (três anos: 2020-2022).

Para o lado brasileiro, os candidatos devem consultar previamente a respectivo fundação de amparo, que define as condições específicas de elegibilidade e requisitos do projeto.

Veja mais detalhes na página da chamada.

registrado em: ,