Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira recebe jogadora da Seleção de Handebol para avaliação física
conteúdo

Notícias

Campus Palmeira recebe jogadora da Seleção de Handebol para avaliação física

Milena Barros precisou do serviço após passar por uma cirurgia no joelho

por Monique de Sá publicado: 28/06/2019 12h41, última modificação: 28/06/2019 14h17

Jogadora da Seleção Brasileira de Handebol de areia feminino, a atleta Milena Barros esteve no campus Palmeira dos Índios, esta semana, para realizar uma avaliação de medição de força no Laboratório da Tecnologia e Avaliação da Performance Humana (LTAPH). O teste físico foi realizado pelo professor de Educação Física, Marcos André Rodrigues, idealizador do laboratório.

Após passar por uma cirurgia de joelho, no ligamento cruzado anterior (LCA) e menisco (cartilagem), a atleta necessitava deste tipo de avaliação para que pudesse aplicar os resultados em seus treinos e melhorar sua performance. Foi aí que através do preparador físico, Victor Albuquerque, ela conheceu o professor Marcos.

milena.jpg“Fiquei sabendo que o campus tinha essa avaliação através de Victor, que já tinha levado o time do Clube Sociedade Esportiva (CSE), em uma outra oportunidade, para fazer esse teste. Como atleta é essencial que esse trabalho de medição de força seja realizado”, diz Milena, que é natural da cidade e já atua na Seleção há quatro anos, jogando como lateral esquerda e defensora.

Marcos explica que através da cadeira flexo extensora, foram verificados os níveis de força na musculatura anterior e posterior da coxa. “Medimos a capacidade máxima dela até chegar a exaustão durante seis repetições consecutivas com as duas pernas na parte de extensão e depois de flexão. Através dessas curvas, vemos o quanto ela conseguiria contrair e os níveis de forças máxima, média e de pico”, detalha o docente.

Resultados

avaliacao 4.jpgAvaliação feita, o próximo passo é que através desses parâmetros, um diagnóstico seja dado por um especialista na área. “Não encontramos divergências entre membros. Em seus níveis de força eles se encontram similares. Ao mostrar para Milena esses números, isso acaba trazendo um 'biofeedback' e mais confiança no que diz respeito ao seu psicológico. Quando trago números e gráficos, ela acaba recebendo informações do próprio corpo de modo a melhorar anda mais sua conduta em quadra”, diz Marcos.

A jogadora acrescenta que com o resultado da avaliação, a fisioterapeuta da Seleção poderá trabalhar em cima dele de acordo com um programa. “Só tenho a agradecer a Marcos pelo serviço prestado. É um exame muito importante que eu precisava e ele trouxe todos os detalhes”, elogia a atleta.

Aberto à comunidade

Inaugurado em outubro de 2014, o LTAPH possui um aparato moderno com aparelhos responsáveis pela medição cardiorrespiratória, força, potência e flexibilidade, além de fotocélulas que auxiliam na avaliação de outras variáveis como agilidade e potência anaeróbia. O local encontra-se aberto para toda a comunidade. Para ter acesso ao espaço, basta procurar o professor Marcos e apresentar um projeto e toda documentação solicitada.