Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Campus Palmeira mais uma vez tem representantes na Jornada Espacial

Campus Palmeira mais uma vez tem representantes na Jornada Espacial

por Monique de Sá publicado: 13/12/2018 08h39, última modificação: 13/12/2018 08h40

Pela quarta vez consecutiva o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, participa de uma experiência sideral. Na semana passada o professor de Física, Manoel Pereira; e a aluna, Elma Marques (4º ano de Edificações) estiveram na XVI Jornada Espacial, evento destinado aos alunos que alcançaram as maiores notas nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2018.

Jornada 1.jpgA dupla se juntou aos cerca de 120 alunos oriundos de 57 escolas do país. Em Alagoas, além de Elma, marcaram presença também três estudantes do campus Maceió: Diogo Rafael Bezerra, Anderson Gabriel dos Santos e Jônatas Marinho Santos. Na bagagem de volta para casa lembranças de uma semana rica de experiências aeroespaciais vivenciadas na cidade de São José dos Campos – SP. Na programação: visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Museu Interativo de Ciências (MIC) e Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

jornada 6.jpgO que mais chamou a minha atenção foi poder entrar em contato com vários profissionais incríveis que me motivaram bastante, além de entender fatos que ocorrem no Brasil e muitas vezes não são divulgados. No INPE, por exemplo, pudemos ver o satélite Amazônia-1. Além disso, a ida ao Museu Interativo foi bem legal, pois pudemos ver vários experimentos, principalmente na área de física e o planetário”, conta Elma.

A visita ao Museu despertou a curiosidade também do professor Manoel, afinal esta foi a primeira vez que o docente esteve no local, já que ele foi inaugurado há apenas quatro semanas. “O MIC permite que o visitante descubra a ciência de forma lúdica, mostrando que ela pode ser divertida e que tudo que é visto em sala de aula tem a sua aplicação no mundo real”, diz.

jornada 3.jpgManoel ainda acrescenta que mais duas atividades chamaram sua atenção: “As palestras 'Cubesats: o que são e para que servem' e 'O programa de Satélites do ITA', que mostraram como podemos criar um programa espacial, produzindo satélites com fins educacionais”, explica.

Este é o último ano da aluna no Ifal, que ao longo desses quatro anos conquistou diversas medalhas nas olimpíadas de conhecimento, sendo a maioria delas na área de exatas. A indecisão acerca de qual curso seguir na universidade foi enfim extinta após sua participação na Jornada. “Decidi que quero fazer Engenharia química ou aeronáutica”, revela.

Resultados na OBA levam à Jornada

Realizada em maio deste ano, a XXI OBA contou com a participação de mais de 700 mil estudantes de todos os Estados da federação, envolvendo 8.499 escolas e 54.690 professores. Com 21 anos de existência, a Olimpíada acumula a participação de 9.441.347 alunos. E, não por caso, Elma Marques, Pedrina Assis e Vinícius Gabriel Barros (dois últimos ex-alunos do campus) estão neste rol.