Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Bibliotecária do campus Palmeira alerta para novo modelo de TCC do Ifal

Bibliotecária do campus Palmeira alerta para novo modelo de TCC do Ifal

Mudança veio após atualização da NBR 6023 do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

por Monique de Sá publicado: 14/01/2019 15h24, última modificação: 14/01/2019 15h27

Para você que está em fase de finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou simplesmente submeterá um artigo científico em um Congresso Acadêmico neste ano, fique atento, pois foi atualizada a Norma Brasileira (NBR) 6023, que trata da nova elaboração para referências bibliográficas. De 2019 em diante, todos os trabalhos entregues deverão se adequar às novas normas, por isso é fundamental que o aluno ou professor se atente à norma mais atualizada de cada segmento.

Segundo a bibliotecária do campus Palmeira, Gicelle de Souza, a mudança foi significativa, perceptível inclusive no número de páginas, já que a mesma norma em 2002 continha 24 páginas e, hoje, 74. “Não temos como elencar o que mudou, mas posso afirmar que o Comitê responsável primou por colocar as fontes de informação que surgiram de 2002 para cá, como e-books, blogs, redes sociais, Youtube...”, explica.

Gicelle ainda alerta que antes de escrever um trabalho, é importante que haja um entendimento acerca de quais normas estão em vigência. “Os alunos que tiverem dúvidas podem solicitar ajuda ao bibliotecário do seu campus ou falar com seu professor para agendamento de uma aula de normalização ou palestras sobre o assunto com o setor. Os trabalhos acadêmicos fazem parte da vida do aluno desde o primeiro semestre, seja na elaboração de relatórios ou de projetos”, lembra a bibliotecária.

Neste ano está previsto para ser publicado no âmbito do Ifal, o “Normalizando: manual de elaboração de trabalhos acadêmicos”. O documento está sendo desenvolvido por bibliotecários do Instituto e encontra-se em fase de ajustes finais. O guia tem por objetivo trazer as normas de todos os tipos de trabalhos acadêmicos, como relatórios, TCC, artigo, projetos, entre outros.

Confira o novo TEMPLATE para TCC! Tem dúvidas sobre outros modelos? Clique aqui!