Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Assistente social do campus trata da seleção dos Programas da Assistência Estudantil em entrevista

publicado: 25/01/2019 16h16, última modificação: 25/01/2019 16h21
Ana é assistente social do campus Palmeira

Na segunda etapa de entrevistas para auxiliar os novos alunos ingressantes no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, conversamos com a assistente social, Ana Almeida. Ela é a responsável pela seleção dos Programa da Assistência Estudantil do campus, por isso se você tem interesse em concorrer em um deles, confira a entrevista com ela.

Comunicação Ifal PÍn: Qual o intuito da Política de Assistência Estudantil do Ifal, Ana?

Ana Almeida: O objetivo é fazer com que o aluno acesse o Instituto e permaneça, concluindo seu curso com êxito.

Comunicação Ifal PÍn: E de que forma isso é feito?

Ana Almeida: Existem três programas especificamente que fazem repasse de recursos ou algum benefício, mas para que o estudante tenha direito, é necessário que ele participe desta seleção para preenchimento das vagas disponíveis. São programas da Assistência Estudantil do Ifal: Programa de Auxílio Permanência (PauP), Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (PIPAD) e Programa de Apoio às Atividades Estudantis (PAAE).

Comunicação Ifal PÍn: Do que trata cada um deles?

Ana Almeida: O PauP libera recursos para que o aluno ou aluna possa suprir despesas com aluguel, creche, alimentação, transporte… Por exemplo, em caso de aluguel, o estudante que por algum motivo mora em Palmeira e divida aluguel com outro colega. A parte de alimentação é destinada para pagar o almoço, já que temos alguns cursos em que o aluno estuda em dois turnos. Também temos casos de alunas que são mães, por isso esse programa é destinado a pagar essa despesa, caso ela precise deixar seu filho com alguém. Temos exemplos também de estudantes que precisam pagar para se deslocar de casa para a escola, pois moram na zona rural, entre outras situações.

Comunicação Ifal PÍn: E quanto ao PIPAD e o PAAE?

Ana Almeida: O PIPAD é destinado para o pagamento de bolsas para alunos que vão participar de projetos que envolvam esportes, como: corrida, vôlei, handebol, etc; e algumas atividades artísticas, como música, teatro, entre outros. Já o PAAE libera óculos para o discente. Basta que ele vá até o oftalmologista e pegue uma receita. Com esta em mãos, ele leva até o setor de Serviço Social e nós formaremos um grupo de alunos que serão atendidos por uma pessoa responsável pelo fornecimento das armações e lentes.

Comunicação Ifal PÍn: E como esta seleção é realizada? Já tem data para o início?

Ana Almeida: Ela é feita através da publicação de um edital. A previsão é que ele saia em nosso site institucional (palmeira.ifal.edu.br) e em nossas redes sociais (Instagram e Facebook) no dia 20 de março, quando haverá nossa aula magna. Neste documento estarão todas as explicações acerca de como ocorrerá essa seleção. Em caso de dúvidas, é importante que o aluno entre em contato com o setor de Serviço Social (que fica localizado no térreo, na primeira sala ao entrar no campus).

Comunicação Ifal PÍn: Ana, há mais alguma recomendação para pais e alunos?

Ana Almeida: É fundamental atentar-se às datas para que o aluno não seja desclassificado em outras etapas. Além disso, a documentação a ser apresentada tem que ser aquela que se encaixa em seu núcleo familiar. Não precisa imprimir ou trazer tudo. Já as declarações solicitadas estarão disponíveis junto ao edital, quando lançado no site do campus. Além disso, para aquele que já quiser ir adiantando, pode pegá-las na aba da Assistência Estudantil (também em nosso site).

Comunicação Ifal PÍn: Por último, Ana, uma dúvida frequente entre os alunos: neste primeiro momento ele já precisa ter uma conta bancária?

Ana Almeida: Este ano, só vamos exigir que seja apresentado o número da conta do aluno, caso saia o nome dele no resultado final dos Programas. Pode ser uma conta poupança (em qualquer banco e no nome do estudante). Quem já tiver, apresenta junto à documentação solicitada. Quem não tiver e tem interesse em adiantar, basta ir até o Gabinete (1º andar, bloco administrativo) do campus e solicitar uma declaração para abertura de conta.