Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ações do Ifal Palmeira facilitam rastreio e prevenção do coronavírus na cidade

Ações do Ifal Palmeira facilitam rastreio e prevenção do coronavírus na cidade

Atuação institucional incluiu criação de ferramenta de gerenciamento da pandemia e distribuição de kits com máscara e álcool gel a operários

por Roberta Rocha publicado: 20/05/2020 08h47, última modificação: 20/05/2020 11h52
Exibir carrossel de imagens Registro da entrega on-line da plataforma de monitoramento de casos de Covid-19

Registro da entrega on-line da plataforma de monitoramento de casos de Covid-19

De 14 a 19 de maio, operários de 12 obras da construção civil em Palmeira dos Índios receberam mais de 200 kits com álcool gel, máscara facial e panfletos informativos para prevenir o contágio do novo coronavírus. A iniciativa integra um plano de ações iniciado pelo Grupo de Estudos de Tecnologias para Construção Civil - Getecc do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Palmeira dos Índios, que além das doações garantiu a entrega de uma ferramenta digital de monitoramento dos casos de Covid-19 à prefeitura da cidade, por meio de webconferência realizada na quarta-feira, 13.

A plataforma em questão, desenvolvida pelo egresso do curso de Engenharia Civil do Ifal Palmeira Emanuel Amaral e seu irmão Pablo Amaral, contou com a colaboração de membros do Getecc para efetivar o mapeamento do município e cadastrar os casos da doença registrados até a data da entrega do aplicativo ao governo municipal. No comando do grupo de pesquisa, a professora Sheyla Marques foi responsável por alimentar o sistema com as informações fornecidas pela Secretaria de Saúde local. "Agora as pessoas vão conseguir acompanhar qual bairro tem mais casos, onde a situação está mais crítica, que faixa etária está sendo mais atingida", explicou a docente.

De acordo com o desenvolvedor Emanuel Amaral, o escopo da ferramenta foi montado para tentar automatizar o monitoramento do coronavírus, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelo estado. Por meio de um sistema interativo conhecido como Power BI, os dados lançados geram relatórios gráficos automaticamente e a população pode ter acesso à informação em tempo real, inclusive sobre como os casos estariam espalhados geograficamente pela cidade. "Ao passo em que se preenche uma planilha, os gráficos são gerados e se tem à disposição os dados para monitoramento", reforçou.

Essas informações são atualizadas automaticamente de 2 em 2 horas, no intervalo de 8h às 22h.  "O sistema consiste na coleta de dados, que serão armazenados em uma 'nuvem' onde será feita a interação com o Power BI. Então são elaborados relatórios gráficos e dispostos em rede para que a população tenha acesso e um melhor controle pela Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios dos casos notificados na cidade", ressaltou Pablo Amaral.

Kits doados a operários da construção civilPlano de ações diversificadas - A solução tecnológica é apenas uma das contribuições pensadas para o combate ao Covid-19 pelos membros do Getecc. O grupo, composto por estudantes e egressos do campus Palmeira dos Índios e pelo professor do Ifal Coruripe Diogo Barbosa, também lançou um filtro para uso no Instagram e pretende construir fontes de água em praças públicas da cidade do agreste alagoano, para facilitar a lavagem das mãos da população, estratégia de prevenção da contaminação pelo coronavírus. A proposta teve a sinalização positiva do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, quando abordada na webconferência de entrega do aplicativo de monitoramento. Os detalhes relacionados à ação ainda serão discutidos em novas reuniões on-line.

A possibilidade de atuar com o Getecc em várias frentes anima a docente Sheyla Marques. Na montagem dos kits de doação, por exemplo, além do álcool gel fornecido pelo Ifal e das máscaras reusáveis de algodão entregues pela Prefeitura Municipal, foram acrescentados panfletos informativos com o cordel "Pedreiro mascarado" de autoria do ex-aluno do campus João Marcos Ferreira.

Já as visitas de conscientização aos trabalhadores da construção civil, realizadas pela profissional e alguns integrantes do Getecc, envolveram conversas sobre os cuidados de higiene, a importância do uso das máscaras, de manter a distância mínima de 1,5 entre as pessoas, de evitar o contato das mãos com olhos, boca e nariz, entre outras abordagens. "Seja por meio da arte, do diálogo educativo, do desenvolvimento de tecnologias ou pelo trabalho braçal de construção de fontes, estamos fazendo a nossa parte", concluiu.

Visita a obras para entrega de kits e momento de ccnscientização com operários