Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Campus Murici realiza cerimônia on-line comemorativa de seus 10 anos

Campus Murici realiza cerimônia on-line comemorativa de seus 10 anos

Atividade acontece no canal do YouTube do campus

publicado: 29/09/2020 13h33, última modificação: 29/09/2020 13h33

Nesta quarta-feira, 30, o Campus Murici, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realiza a cerimônia de celebração de 10 anos da unidade. O evento será transmitido no canal do YouTube do campus, a partir das 15h, e contará com a participação de servidores, ex-servidores, estudantes, egressos e outras personalidades marcantes na história do campus.

As comemorações estavam previstas para serem realizadas na VII Semana de Agroecologia e Agroindústria, mas em função da pandemia e das medidas de isolamento social, o campus optou pela comemoração on-line.

Nas últimas semanas, a comissão organizadora solicitou que a comunidade acadêmica enviasse, via whatsapp, vídeos com depoimentos sobre a importância do campus na região da Zona da Mata Alagoana e nas vidas das pessoas que integram a comunidade acadêmica. Desde a última segunda-feira, 28, os vídeos podem ser conferidos nas redes sociais do campus.

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino do Campus, Herbert Nunes, a ideia desta ação é convidar o público a refletir e a se emocionar sobre a primeira década da instituição, “desde a sede temporária, cedida pelo munício de Murici, até a inauguração da sede, em 2016”, detalhou o professor .

A Coordenadora de Apoio Acadêmico e Docente de Língua Portuguesa, Jocília Rodrigues, reforça que é necessário lembrar que ao longo dos anos, muitas pessoas trabalharam para a construção da trajetória da instituição e continuam contribuindo para que o campus desponte no contexto acadêmico do Ifal, seja por meio dos cursos de Agroindústria, Agroecologia, como da Pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais

“Elas empenharam-se para que o campus fosse instrumento de transformação e construção de uma sociedade com mais oportunidades”, enfatizou Jocília, que já foi diretora geral do campus.

Programação:

O evento será mediado pelos coordenadores dos cursos de Agroecologia e Agroindústria, Nelson Vieira e Victor Andrade, e iniciará às 15h, com a execução do hino nacional e a saudação inicial do diretor geral do Campus Murici, Rodrigo Oliveira.

Em seguida, a cerimônia prosseguirá com falas do reitor Carlos Guedes de Lacerda, ex-diretores do Campus Murici, Jocília Rodrigues e Erisvaldo Ramalho, além de servidores, ex-servidores, estudantes e egressos do campus. O encerramento está previsto para as 16h30.

Link canal: https://www.youtube.com/channel/UCQOGbgK_NplFi2hYag6lHLw

Link de todos os endereços do campus: https://tap.bio/@ifalmurici

O Campus

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici foi inaugurado no dia 2 de setembro de 2010, como resultado da expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica. Durante seis anos o campus ficou localizado de maneira provisória na Escola Municipal de Educação Básica Astolfo Lopes.

A primeira sede foi, inicialmente, em parte das instalações da Escola Municipal Astolfo Lopes, no Conjunto Astolfo Lopes. Poucas salas, poucos servidores, poucos alunos e muita vontade de crescer e proporcionar transformação na região. O trabalho árduo evidenciava o empenho de todos que ali estavam unidos por um único objetivo: consolidar a instituição como referência na educação da região. Somente em dezembro de 2013, o Campus Murici amplia suas instalações, via cessão do restante dos espaços ainda utilizados por alunos e servidores do município em razão do compartilhamento da infraestrutura.

Na manhã do dia 16 de maio de 2016 o mais moderno prédio público da zona da mata alagoana foi entregue à população da região, beneficiando estudantes dos municípios vizinhos, tais como União dos Palmares, Santana do Mundaú, Rio Largo, Maceió, São José da Laje, Ibateguara e Branquinha.

A sede do Campus Murici possui um projeto arquitetônico erguido em uma área de, aproximadamente, 70 mil metros quadrados preenchidos com amplas salas de aulas climatizadas, 12 laboratórios com modernos equipamentos, biblioteca com acervo estimado em 5 mil exemplares, espaços de convivência, desporto e lazer, como campo de futebol society e vôlei, ginásio de esportes e muito mais.

O Campus Murici foi inaugurado com a oferta de educação técnica de nível médio na modalidade integrada com dois cursos, Agroecologia e Agroindústria, e atualmente possui um Curso de Pós Graduação em Linguagem e Práticas Sociais.

Muitas vidas foram impactadas com a implantação do Ifal na região, o que demonstra a enorme dedicação da comunidade escolar, durante esses dez anos, para prover a região de profissionais tecnicamente preparados e humanamente responsáveis.