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Apresentação

A oferta do curso de Especialização em Linguagem e Práticas Sociais no Campus Murici teve início no ano de 2017 com o primeiro processo seletivo para preenchimento de 40 vagas. Desde então, o curso tem obtido crescente êxito no atendimento às demandas por formação continuada de professores e profissionais das áreas contempladas pela pós-graduação lato sensu. O amadurecimento do curso é constatado por diversos indicadores, tais como a regularidade da oferta, o número de matrículas, a taxa da conclusão e a colaboração fundamental dos professores com elevada qualificação acadêmica no quadro docente.

O curso surgiu na modalidade de especialização presencial, estruturado a partir de 12 componentes curriculares obrigatórios, cada uma das quais com 40h, ministradas aos sábados no Campus Murici. O foco inicial da oferta era o elevado contingente de professores da rede pública e privada de Murici e dos diversos municípios circunvizinhos, tais como União dos Palmares, Messias, Branquinha, Flexeiras, entre outros. A composição das turmas expressava essa amplitude da demanda reprimida e da importância do processo de interiorização promovido pelo IFAL, Campus Murici.  através de sua especialização em Linguagem e Práticas Sociais.

Acelerando o ritmo do processo de digitalização das instituições educacionais e do mundo do trabalho, assim como a pandemia iniciada em 2020, trouxe novos desafios para as instituições de ensino, exigindo novas formas de oferta, estruturação de cursos, práticas pedagógicas e a necessidade de reavaliar suas práticas, com vistas a readequar suas propostas às novas contingências, inicialmente emergenciais, e atualmente cotidianas, oriundas da convergência dos ambientes, ferramentas e linguagens digitais e os processos de ensino e aprendizagem.

O curso de especialização em Linguagem e Práticas Sociais, com base nos normativos do IFAL, passou por uma mudança substancial ao se converter em um curso EAD, ensejando um novo olhar de aprendizagem que contempla novos públicos, redefine os componentes curriculares, cargas horárias e os critérios para o processo seletivo. Essas atualizações dão continuidade ao processo de amadurecimento da Especialização em Linguagem e Práticas Sociais como um curso multidisciplinar de referência para diversos profissionais.

A interdisciplinaridade propagada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, já característica do presente curso de especialização, ganha ainda mais vigor com a ampliação da utilização das ferramentas e ambientes digitais de aprendizagem, pois trabalha com o ensino de língua, literatura e humanidades de forma integrada e contextualizada. O curso almeja, dessa forma, contribuir para que seja minimizada a carência na formação superior complementar dos docentes, visando à sua transformação social no que diz respeito à inserção e permanência desses sujeitos no mundo do trabalho.

Acreditamos que os aspectos pedagógicos, tão caros e fundamentais do ensino público gratuito de qualidade promovido pelo IFAL ao longo de sua história, serão beneficiados com o uso de novos recursos, plataformas e estratégias que dialoguem mais intensamente com as práticas do ensino a distância, as quais o Instituto já promove há muito tempo.

Coordenação

Coordenação: Carlos Alexsandro De Carvalho Souza

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543720469592160

E-mail da coordenação: pglps.murici@ifal.edu.br

Informações básicas

Campus: Murici

Área de Concentração: Educação

Nível: Especialização

Modalidade: EAD

Quantidade de vagas: 40

Carga horária mínima de integralização: 364h

Número de créditos: 12

Frequência mínima exigida: 75%

Funcionamento do curso: Segunda a sábado

Horário: Conforme cronograma dos componentes curriculares

Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 15 meses  

Público Alvo: Professores da Educação Básica e Profissionais graduados em Letras (diversas habilitações), Arte (diversas habilitações), Pedagogia, História, Ciências Sociais, Jornalismo, Relações Públicas, Direito e Filosofia.

Linhas de pesquisa:  1. Linguagem, Ensino e Tecnologias; 2. Letramento e Formação de Professores; 3. Educação, Metodologias Ativas e Práticas Sociais.

Projeto Pedagógico do Curso

Disciplinas e Corpo Docente

Disciplina

Docente

Titulação

Link para o currículo Lattes

Carga horária

EAD: ambientes e ferramentas

Herbert Nunes de Almeida Santos

Doutor

http://lattes.cnpq.br/4602159770025420

12h

Metodologia para elaboração de artigo

Carlos Alexsandro de Carvalho Souza

Doutor

http://lattes.cnpq.br/9543720469592160

25h

Antropologia Cultural

Géssika Cecília Carvalho da Silva

Doutora

25h

Teorias Linguísticas

Aguimário Pimentel Silva

Doutor

http://lattes.cnpq.br/2370040993060322

25h

História da L. Portuguesa e P. Gramaticais

Lilian Soares de Figueiredo Luz

Doutora

http://lattes.cnpq.br/7627933923632310

25h

Pragmática e Ensino de Línguas

Selma Silva Bezerra

Doutora

http://lattes.cnpq.br/3053292529985934

25h

Sociologia da Educação

Carlos Alexsandro de Carvalho Souza

Doutor

http://lattes.cnpq.br/9543720469592160

25h

Ensino, Leitura e Produção de Texto

André Cordeiro

Doutor

http://lattes.cnpq.br/3400971654618286

25h

Linguagem, Tecnologias e Ensino

Herbert Nunes de Almeida Santos

Doutor

http://lattes.cnpq.br/4602159770025420

25h

Linguística de texto

Marcos Antônio da Silva

Doutor

https://lattes.cnpq.br/4104557986540127

25h

Letramentos e Formação de professores

Marcos Antônio de Araújo Dias

Mestre

http://lattes.cnpq.br/5582189967033444

25h

Linguística Aplicada

Antônio Carlos Santos de Lima

Doutor

http://lattes.cnpq.br/8646424835026554

25h

Aquisição de Linguagem

Suzane Bezerra Alves

Especialista

http://lattes.cnpq.br/0161181784400344

25h

Seminários temáticos

Lucianne Michelle de Menezes

Doutora

http://lattes.cnpq.br/1354199519304107

12h

TCC

Professores-orientadores

Doutores e mestres

40h


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