Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Semana de Integração movimenta Campus Marechal com programação sobre turismo e meio ambiente

ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Abertura contou com a presença do Reitor do Ifal, Carlos Guedes
por Acássia Deliê publicado: 26/09/2022 17h52, última modificação: 26/09/2022 19h16
Abertura do evento lotou o pátio do Campus Marechal Deodoro. Foto: Clécio Santos

Pátio lotado e convidados de todos os cantos de Alagoas. Começou nesta segunda-feira (26), a Semana de Integração no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, com uma programação diversificada nas áreas ambiental e turística. A abertura do evento contou com a presença do Reitor do Ifal, Carlos Guedes, e com apresentação do Coral Por Em Canto.

Durante a manhã, a palestra de abertura foi ministrada pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Marechal Deodoro, Cláudia Pessoa, sobre as potencialidades do município para os setores ambiental e turístico. Logo em seguida, estudantes seguiram para os minicursos, realizados de forma simultânea na escola, sobre elaboração de projetos e afroturismo na Serra da Barriga.

Já pela tarde, os minicursos e oficinas abordaram como elaborar currículos e se preparar para entrevistas de emprego, técnicas de negociação, ecoturismo e cinema popular.

Clique para baixar as fotos do 1º dia do evento.

Importante: é preciso usar um email institucional do Ifal para baixar as imagens.

Também participaram da abertura do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, representando a prefeitura; a professora Maria do Socorro Santos; o estudante Renan Macedo, representando os discentes; o diretor de Ensino do Campus Marechal, Rodrigo Lucena; o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza; além de vereadores de Marechal Deodoro e de Maceió.

A programação foi construída por estudantes e professores, para trocas acadêmicas e também de experiências sobre o mundo do trabalho e inovação.

Para o Reitor do Ifal, o evento traz alegria e motivação aos estudantes, tantos aos ingressantes quanto aos formandos. "Para quem está chegando, porque já começa a descobrir as muitas oportunidades oferecidas pelo Ifal. Aos que estão se despedindo, porque chegarão com ainda mais bagagem ao mundo do trabalho. Traz um orgulho ainda maior saber que a programação foi construída em conjunto por estudantes e professores", disse o Reitor Carlos Guedes.

"Temos orgulho de abrir as portas da nossa escola para a sociedade interessada em debater temas tão importantes quanto turismo  e meio ambiente. Essas são as duas maiores vocações do município de Marechal Deodoro, que espelhamos em nosso campus. Parabéns aos estudantes e professores que organizaram uma programação variada e estimulante para toda a comunidade", comemorou o diretor-geral do campus, Éder Souza.

A programação segue até quinta-feira (29), envolvendo os cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Guia de Turismo e o curso superior em Gestão Ambiental.

Clique aqui para ver a programação completa.

A programação da Semana de Integração foi construída por estudantes e professores dos cursos envolvidos, com o objetivo de propor espaços de trocas acadêmicas e também sobre experiências no mundo do trabalho e inovação. São mais de 40 convidados participando do evento ao longo da semana.

Entre as atividades da Semana Integração, estão inclusas palestras, oficinas e minicursos, além da inauguração do Bosque Lagunar em homenagem ao músico deodorense Nelson da Rabeca.

O evento também têm o objetivo de alinhar os projetos e ações do Campus Marechal Deodoro com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06, 11, 13 e 17.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:

DIA 27 DE SETEMBRO (terça-feira)

DIA 28 DE SETEMBRO (quarta-feira)

DIA 29 DE SETEMBRO (quinta-feira)