Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Rede hoteleira, inovações em turismo e empresas sustentáveis marcam segundo dia da Semana de Integração no Campus Marechal

TURISMO E MEIO AMBIENTE

Programação incluiu ainda oficinas sobre emoções e comunicação no mundo do trabalho
por Acássia Deliê publicado: 27/09/2022 20h25, última modificação: 27/09/2022 21h11

O segundo dia da Semana de Integração contou com a participação de empresários e profissionais dos ramos turísticos e ambiental, presentes no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro. Durante o dia, egressos dos cursos técnicos integrados da instituição também participaram do evento, compartilhando experiências em suas áreas de atuação.

Pela manhã, o diretor comercial dos Hotéis Ponta Verde, Mauro Vasconcelos, junto com a superintendente do Maceió Convention & Vistors Bureau, Danielle Novis, apresentaram dados e informações sobre a Rede Hoteleira de Marechal Deodoro e suas ações para desenvolver o turismo com respeito ao meio ambiente.

Em relação ao Hotel Ponta Verde de Marechal Deodoro, Vasconcelos citou ações como o cuidado para separar todos os resíduos recicláveis da empresa e o projeto Limpeza na Praia, realizado semanalmente na Praia do Francês. Além disso, falou da importância de valorizar trabalhadores da região - 95% dos funcionários do hotel são deodorenses, segundo ele - e promover um turismo atrelado à cultura local, desde a decoração e culinária até as experiências oferecidas na cidade.

A programação da Semana incluiu ainda convidados da área de comunicação e marketing, com minicursos sobre como usar as mídias no mundo do trabalho, e uma oficina sobre emoções no ambiente do trabalho, além da continuação da oficina de cinema popular, realizado em parceria com o Mirante Cineclube.

Clique para baixar as fotos do 2º dia do evento.

Importante: é preciso usar um email institucional do Ifal para baixar as imagens.

A programação foi construída por estudantes e professores, para trocas acadêmicas e também de experiências sobre o mundo do trabalho e inovação.

Participaram da programação desta terça-feira: Diego Lima, ex-secretário de Cultura de Marechal Deodoro; José Roberto, presidente da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar) e Maria de Fátima Silva, integrante da Coopmar; Vanessa Fagá, psicóloga com experiência na gestão de turismo para a terceira idade; João Agra, egresso do curso superior em Gestão Ambiental e empresário na área; Natália Souza, jornalista e gestora de mídias sociais; e Dandara Paêlo, egressa do curso técnico em Guia de Turismo e CEO na Nativus Ecoturismo.

O evento contou ainda com Keyner Alcânatara, diretor da agência de viagens Partiu Excursões; Adriana Thiara, professora na área de Turismo no Ifal - Campus Maceió; Edvânia Lucas - guia de turismo regional, egressa do Campus Marechal; Gabriel Santos, guia de turismo e empresário, egresso do Campus Marechal; Milena Chagas e Gerald Gouveia, atuantes no turismo regional, ela egressa do Campus Marechal; a guia de turismo e youtuber Gabriela Palma, sócia da Sou+Carioca; e a professora Socorro Santos, do Campus Marechal.

Mauro Vasconcelos e Danielle Novis falaram sobre a Rede Hoteleira de Marechal, em palestra no Auditório.

A programação da Semana de Integração segue até quinta-feira (29), envolvendo os cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Guia de Turismo e o curso superior em Gestão Ambiental.

Clique aqui para ver a programação completa.

A programação da Semana de Integração foi construída por estudantes e professores dos cursos envolvidos, com o objetivo de propor espaços de trocas acadêmicas e também sobre experiências no mundo do trabalho e inovação. São mais de 40 convidados participando do evento ao longo da semana.

Entre as atividades da Semana Integração, estão inclusas palestras, oficinas e minicursos, além da inauguração do Bosque Lagunar em homenagem ao músico deodorense Nelson da Rabeca. O evento também têm o objetivo de alinhar os projetos e ações do Campus Marechal Deodoro com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06, 11, 13 e 17.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:

DIA 28 DE SETEMBRO (quarta-feira)

DIA 29 DE SETEMBRO (quinta-feira)