Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Juventude, história e militância é tema do Dezembro Negro no Campus Marechal Deodoro; participe

CENTRAL DE ESTUDOS REMOTOS

Evento é voltado para estudantes dos cursos técnicos, mas abertos a quem quiser participar pelo Youtube
por Acássia Deliê publicado: 04/12/2020 16h08, última modificação: 04/12/2020 16h50

Juventude Negra, História e Militância. Como esse tema, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realiza o Dezembro Negro 2020 no Campus Marechal Deodoro, com transmissões online nos dias 10 e 16. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, o Neabi Ayó. Os encontros são voltados para as turmas dos cursos técnicos da escola, mas abertos para quem quiser participar. Eles serão transmitidos ao vivo pelo Youtube, pelo canal da Central de Estudos Remotos do Campus Marechal Deodoro, com tradução simultânea na Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A primeira palestra do evento será no dia 10 de dezembro (quinta-feira), das 9h às 10h20 da manhã, com o professor Zezito Araújo, que comentará o lançamento do seu livro Quilombo dos Palmares – negociação e conflito. O professor Zezito é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Hoje é técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Alagoas e tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afrodescendentes e em História da África.

E no dia 16 de dezembro (quarta-feira), haverá dois encontros, nos turnos da tarde e da noite. Às 16h, haverá bate-papo e muita música da juventude negra alagoana, com a presença dos jovens Geysson Santos e Agnes Vitória. Geysson é militante antirracista, estudante de História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e atua no movimento negro, por meio do Instituto do Negro de Alagoas e da Cia Hip Hop. Ele desenvolve atividades voltadas para a periferia, buscando contribuir com cultura, lazer e conhecimento político. Já Agnes é poetisa e compositora, moradora da Grota do Arroz, empreendedora, feminista e antirracista. Realizou um curso de extensão em Teatro pela Ufal, em 2017, quando começou a se conectar com a arte, cultura e militância. Participante do projeto “Visão das Grotas”, da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa mostrar a realidade dos moradores da grota durante a pandemia da Covid-19.

Também no dia 16 de dezembro, às 19h, a conversa será com dois professores do campus: Felipe Almeida, mestre em Filosofia na Área da Linguagem e do Conhecimento, e Fabrício Tavares, cientista social e mestre em Sociologia. Eles abordarão, por meio da Ciência e da História, questões como racismo, raça, preconceito, entre outros.

O que é o Neabi?

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas foram institucionalizados no Ifal pela resolução 29/2018. O documento, publicado em dezembro de 2018, determina a constituição de um Neabi em cada campus do Ifal, como um setor propositivo e consultivo que estimule e promova ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afro-brasileiras e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

O Neabi Ayó

Ayó significa alegria em iorubá, língua de origem nígero-congolesa. O nome foi escolhido em uma das primeiras reuniões do grupo no Campus Marechal Deodoro. "Nosso grupo é mais que luta, é mais que estudos, ele representa a alegria dos nossos povos originários", explica a coordenadora Ana Lady.

Também fazem parte do núcleo os professores Fabrício Tavares, Thiago Bianchetti, Paulo Aparecido Cavalcante, Tazio Zambi, a professora Elaine Rapôso, a assistente social Evelyn Cavalcante, o coordenador do Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Específicas do campus, Tomás Gustavo, e a coordenadora de Assistência Estudantil do campus, Deise Mendes, além de 19 estudantes.

Inaugurado no dia 31 de julho de 2019, o núcleo tem realizado ações inéditas para fortalecer o ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígenas entre estudantes dos cursos de nível médio/técnico do Campus Marechal Deodoro.

Confira a programação:

Programação - DEZ Negro 2020