Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes vencedores da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro são premiados com bolsas do CNPq

Valor de R$ 600 será pago ao longo de seis meses, a partir de janeiro de 2020

por Acássia Deliê publicado: 05/11/2019 18h35, última modificação: 05/11/2019 19h13
Exibir carrossel de imagens Vencedoras da feira apresentaram réplica de uma banda de rock sustentável.

Vencedoras da feira apresentaram réplica de uma banda de rock sustentável.

Cinco estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro e das escolas estaduais Rosa da Fonseca e Deodoro da Fonseca irão receber, a partir de janeiro de 2020, uma premiação de R$ 600 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O valor será pago em parcelas mensais de R$ 100, durante seis meses, como bolsas de ICJ (Iniciação Científica Júnior), por terem alcançado as maiores notas entre os jurados da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro em 2019.

As estudantes Alexia Mayza, Keyla Santos e Letícia Marinho, do curso técnico em Meio Ambiente do Ifal, obtiveram a maior nota da feira com uma réplica sustentável de uma bateria, guitarra e microfone, que simulavam uma banda de rock. A réplica foi inteiramente produzida a partir de materiais recicláveis. Já a estudante Maria Cícera, da Deodoro da Fonseca, e o aluno David Alan, da Rosa da Fonseca, alcançaram altas notas nas categorias Poesia e Produção de Texto, respectivamente.

"As bolsas do CNPq são incentivos fundamentais para que estudantes do Ensino Médio sigam no caminho da ciência" - Profa. Ana Paula Fiori

"As bolsas do CNPq são incentivos fundamentais para que estudantes do Ensino Médio sigam no caminho da ciência. Ficamos muito felizes com o resultado desta primeira feira e anunciamos que o conselho já aprovou, em caráter preliminar, o projeto para o próximo ano. Ou seja, tudo indica que teremos em 2020 mais uma edição do evento, desta vez com uma categoria nova: projeto de ciências", anunciou a professora Ana Paula Fiori, do Ifal, coordenadora do projeto.

A Feira de Ciências Ambientais foi realizada no Campus Marechal Deodoro no dia 25 de outubro, fechando a Semana de Meio Ambiente do Ifal. O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um esforço para popularizar a ciência no Brasil, e contou com patrocínio do CNPq e da Proex (Pró-Reitoria de Extensão). Estudantes de todos os cursos da instituição participaram, concorrendo ou na organização.

Réplica do módulo lunar que levou o homem à Lua, 50 anos atrás, foi destaque na feira.Dentro da feira, estudantes das três escolas de Ensino Médio de Marechal Deodoro concorreram a prêmios de forma individual, nas modalidades desenho, fotografia, poesia e produção de texto, e em equipes, nas modalidades produção audiovisual, maquete sustentável e réplica sustentável.

Além das bolsas do CNPq, os alunos vencedores em cada categoria receberam medalhas e prêmios como passeios turísticos e cursos diversos, oferecidos pelos parceiros do evento: Dado Turismo, Studio Pau Brasil, Escola Criattiva, Gian Brito, Beto Brito, Tainan Castro, Giuliano Raposo, Jaguar Neto, Clube do Fera, Impacto Curso, Marazul Turismo e Gracom.

Clique para ver todas as fotos do evento.

Réplica do fundo do mar contaminado por lixo foi destaque na feira