Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudante do Campus Marechal faz campanha para ir ao México disputar panamericano de Luta Olímpica

ESPORTE

Erick Felix venceu o Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling, no estilo greco-romano, categoria 63 kg
por Acássia Deliê publicado: 19/05/2022 16h04, última modificação: 19/05/2022 16h04
Exibir carrossel de imagens Diretor-geral do Campus Marechal Deodoro (de azul), Éder Souza, em reunião com Erick e o treinador Éder Paiva, sobre a disputa do panamericano

Depois de conquistar medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling, o estudante alagoano Erick Felix, de 18 anos, já está arrumando as malas para ir ao México. Junto com a seleção brasileira, ele vai disputar o panamericano do esporte, no próximo mês de julho. Os planos, no entanto, dependem do sucesso na vaquinha que ele está fazendo para arrecadar recursos para a viagem.

Erick foi campeão no estilo greco-romano, categoria até 63 kg, que não está inserida na lista de modalidades olímpicas do esporte e, por isso, a viagem não será custeada pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW). Neste estilo, as categorias olímpicas são: até 60kg, até 67kg, até 77kg, até 87kg, até 97kg e até 130kg. Já as não olímpicas são: até 55kg, até 63kg, até 72kg, até 82kg. Erick também competiu no estilo livre, na categoria olímpica até 65kg, mas ficou em quinta colocação.

Contribua com qualquer valor no PIX (82) 99318-9903

Os custos estimados com a viagem são de aproximadamente R$ 12 mil, incluindo inscrição, passagens, hospedagem, alimentação e translados. Parte do apoio virá do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde Erick estuda no curso técnico em Meio Ambiente, do Campus Marechal Deodoro. Estudantes e servidores também estão se mobilizando para auxiliar o jovem.

"Estamos fazendo todos os esforços para que o Erick possa representar o Brasil na competição continental. E pedimos que todos que puderem colaborar, também colaborem. É muito importante ver um jovem da nossa comunidade sendo referência no esporte nacional", disse o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza.

Participe da campanha

Erick vence luta na Seletiva Gymnasiade 2022, em Macapá-AP. Foto: Reprodução CBDEPara arrecadar o dinheiro necessário para a viagem ao México, Erick disponibilizou o PIX (82) 99318-9903 para transferências bancárias de qualquer valor. E também criou links de pagamento online que podem ser feitos com cartão de crédito nos valores de R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100. Empresas que desejarem patrocinar o atleta também podem entrar em contato pelo mesmo telefone do PIX.

"Já agradeço a quem está ajudando e a quem ainda vai ajudar. Qualquer valor é muito bem-vindo. Participar do panamericano será uma oportunidade única de me desenvolver no esporte, ao lado dos técnicos da Seleção Brasileira. E estou muito feliz de trazer essa alegria pra Marechal Deodoro, para Alagoas e para o Brasil", conta Erick.

- Colaboração de R$ 10

- Colaboração de R$ 20

- Colaboração de R$ 50

- Colaboração de R$ 100

Conheça a trajetória do Erick

Erick é estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, onde cursa o Ensino Médio Técnico Integrado em Meio Ambiente. Ele também integra o Projeto Brutus, na comunidade de Barra Nova. Foi lá que, aos 12 anos, começou a treinar o esporte, sob orientação do professor Éder Paiva.

Estudante Erick Felix vem se destacando na Luta OlímpicaPelo Brutus, em 2021, ele conquistou o 3º lugar do Campeonato Brasileiro Cadete de Wrestling, o que lhe garantiu ser selecionado neste ano para o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, na categoria Nacional. E agora, em 2022, venceu o mesmo campeonato no estilo greco-romano, categoria até 63kg.

Pelo Ifal, Erick conquistou em abril de 2022, em Macapá-AP, a medalha de bronze na Seletiva Gymnasiade 2022, que integra o circuito mundial escolar do esporte. Nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) de 2021, ele foi campeão no estilo greco-romano, na categoria de 15-17 anos.

O estudante já é uma referência para outro colega do curso de Meio Ambiente, Antony da Silva, de 17 anos, que irá representar o Ifal - Campus Marechal Deodoro na próxima edição dos Jeal, em julho de 2022.

Na competição, os estudantes contam com o suporte da professora de Educação Física do campus, Michelle Andrade, cuja trajetória no Jeal inclui participação como estudante, árbitra e técnica. Ela é uma grande incentivadora dos atletas e planeja desenvolver um projeto de ensino para estimular a prática da Luta Olímpica no Ifal.

A Luta Olímpica

Segundo a CBW, a Luta Olímpica ou Olympic Wrestling é disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e ao lado da maratona possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. Nos Jogos Olímpicos da era moderna estreou em 1896 e figura desde a edição de St. Louis em 1904, nos Estados Unidos. Já o wrestling feminino, ou estilo livre feminino, estreou em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas. A Luta Olímpica atualmente é dividida em três estilos: Greco-romano, Livre masculino e Luta feminina. Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. Cada estilo possui ainda categorias não olímpicas.

O objetivo é comum aos três estilos, imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras como Touché e Pin também são utilizadas para denominar o golpe. Caso nenhum dos dois atletas consiga executar o golpe que encerra a luta, a decisão será feita de acordo com a pontuação acumulada ao longo dos dois rounds de três minutos. Nos três estilos não é permitido realizar nenhum tipo de movimento contra as articulações do adversário que cause dano a integridade física dos atletas Também é proibida a pegada de pescoço com as duas mãos.