Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ecoturismo e construção de marca: confira os destaques do encerramento do V Hosptur

PELO YOUTUBE

Evento intercampi do Ifal reuniu estudantes e profissionais das áreas de hospitalidade e turismo
por Acássia Deliê publicado: 30/09/2021 13h21, última modificação: 30/09/2021 13h21
Exibir carrossel de imagens Ecoturismo marcou último dia do V Hosptur, com egresso do Campus Satuba

Ecoturismo marcou último dia do V Hosptur, com egresso do Campus Satuba

Três dias de trocas importantes entre estudantes, professores e profissionais das áreas de Hospitalidade e Turismo em Alagoas. A quinta edição do Hosptur, evento intercampi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), chegou ao fim nesta quarta-feira (29), com a participação do microempresário Alyson Cardoso e do gerente de Marketing do Maceió Shopping, Fabiano Said. Em pauta, o Ecoturismo e a importância da construção de uma marca forte para as empresas.

Filho de pescadores e egresso do curso técnico em Agropecuária do Ifal – Campus Satuba, o microempresário Alyson Cardoso é natural do município de Jequiá da Praia, lugar que escolheu para montar a Ecoboat, empresa de turismo ecológico. A ideia surgiu durante o curso superior em Biologia, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), quando Alyson conheceu iniciativas de ecoturismo.

"Cerca de 70% a 80% da comunidade vive da pesca, então é fundamental promover o turismo sustentável” - ALYSON CARDOSO

Hoje, a Ecoboat oferece passeios turísticos na Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá, sempre associados à educação ambiental e o envolvimento da comunidade local. “Tenho o privilégio de contribuir com a preservação da Resex e trazer novas oportunidades para a comunidade. Cerca de 70% a 80% da comunidade vive da pesca, então é fundamental promover o turismo sustentável”, conta Alyson, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Jequiá.

Os passeios da Ecoboat incluem percurso de travessia na Laguna de Jequiá e uma trilha ecológica, com flutuação no rio gelado, em contato direto com a água, a flora e a fauna natural da região, fechando com almoço na margem da lagoa, apresentando a gastronomia local. Durante o evento, participantes criticaram o monopólio de empresas turísticas na região e ressaltaram a importância de negócios turísticos sustentáveis que envolvam a comunidade tradicional.

Construir uma boa marca é fundamental

Outro tema abordado no encerramento do Hosptur foi a importância do Branding, que é a construção de uma marca. O gerente de Marketing do Maceió Shopping, Fabiano Said, usou a experiência da empresa para debater o assunto, apresentando fatores que devem ser levados em consideração na hora de abrir um negócio e pensar na marca.

Said explicou que uma marca deve ser simples, de fácil identificação com o público e associada à cultura desse público. Uma marca fraca, ressaltou ele, pode gerar crise à credibilidade da empresa e afastar os clientes.

Gerente de Marketing do Maceió Shopping falou sobre construção de marca“A marca é o item de maior valor do negócio. Ela precisa refletir a cultura e os produtos ou serviços oferecidos, buscando o reconhecimento imediato do público e conexões emocionais. Essa construção de marca vem antes do trabalho de marketing, que é um trabalho contínuo para inspirar e gerar receita”, pontuou Said.

A mediação das conversas foi feita pelos professores Geraldo Valle e Renato Lôbo, ambos do Ifal – Campus Marechal Deodoro. Acácia Vieria foi a mestra de cerimônias e a interpretação em Libras foi feita por Max Charridy, Angélica de Oliveira e Roseane Alvarenga.

O Campus Marechal Deodoro, que possui cursos nas áreas de turismo e meio ambiente, também exibiu um vídeo de apresentação da Região das Lagoas e Mares do Sul, onde a instituição está inserida. Ao final da noite, também foi exibida uma apresentação do Coral Por Em Canto, formado por estudantes do campus.

O V Hosptur teve como tema “Desafios para o Turismo & Hospitalidade em contextos de crise” e foi realizado de forma integrada pelos campi Marechal Deodoro, Maragogi e Maceió.

Veja como foi o último dia do V Hosptur: