Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal reabre seleção unificada para programas de assistência estudantil; confira o edital

ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Cronograma foi retificado: documentos pendentes podem ser enviados de 22 de junho a 1º de julho
por Acássia Deliê publicado: 18/05/2022 18h01, última modificação: 27/06/2022 15h28

Atualização em 27/06/22: cronograma retificado

- Regularize suas pendências aqui até 1º de julho

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro reabriu as inscrições para a seleção nos programas de assistência estudantil, para estudantes dos cursos técnicos e do curso superior, prioritariamente com renda per capita de até um salário mínimo e meio.

Mais uma vez, o Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) publicou um edital unificado (02/2022/DAE - IFAL) para os programas Auxílio Permanência (Paup), Auxílio EJA (Paeja), Óculos Corretivos (PAAE), Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), Auxílio Conectividade e Alunos Conectados.

O edital anterior (01/2022/DAE - IFAL) foi cancelado por uma série de falhas no preenchimento das inscrições. Mas, atenção: estudantes que já haviam preenchido o questionário e enviado a documentação no edital cancelado NÃO PRECISAM fazer uma nova inscrição

- As novas inscrições devem ser feitas pela internet, preenchendo o Questionário Socioeconômico do seu curso, até o dia 22 de maio, anexando todos os documentos exigidos no próprio questionário.

- QUESTIONÁRIO PARA CURSOS DIURNOS (Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Guia de Turismo)

- QUESTIONÁRIO PARA CURSOS NOTURNOS EJA (Cozinha e Hospedagem)

O processo de seleção terá como critério a análise da situação socioeconômica dos candidatos, efetuada pelo Serviço Social do Campus Marechal Deodoro, a partir das informações prestadas e documentos enviados no Questionário de Avaliação Socioeconômica.

Todas as informações sobre o processo de seleção devem ser previamente conferidas no edital.

As bolsas de auxílio mensal variam de R$ 100 a R$ 350 e há necessidade de prestação de contas no Auxílio Conectividade.

Clique aqui para ler o edital completo.

- Clique aqui para ver o cronograma atualizado.

Qualquer dúvida, procure o DAA ou o setor de Serviço Social da escola.

Para que servem os programas?

Os programas de assistência estudantil do Ifal buscam garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida, buscando a prevenção das situações de retenção e evasão. Os programas também visam reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais através da promoção e ampliação da formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade e a reflexão crítica.

PLANTÃO DE DÚVIDAS

O DAA também está oferecendo plantão para estudantes com dificuldades de se inscrever pela internet. Confira o calendário de atendimento, na sala do DAA.