Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal promove workshop gastronômico sobre a macaxeira

Campus Marechal promove workshop gastronômico sobre a macaxeira

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Evento é organizado pelo curso técnico em Cozinha e terá oficinas temáticas
por Acássia Deliê publicado: 30/11/2022 13h30, última modificação: 30/11/2022 13h30

Tapioca, massa puba, pães, sobremesas. "A macaxeira é popular", escreveu Djavan e "em tudo que é farinhada a macaxeira tá". Para homenagear a raiz mais querida do país, o Instituto Federal de Alagoas vai promover o workshop gastronômico Macaxeira, a rainha do Brasil, nos dias 6 e 7 de dezembro.

O evento é realizado pelo curso técnico integrado em Cozinha, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte dos componentes curriculares teóricos e práticos, entre eles Culinária Regional, História da Gastronomia, Técnicas de Cozinha e Técnicas de Produção Culinária.

"Escolhemos trabalhar a macaxeira por ser o ingrediente mais característico da culinária brasileira. Ela é símbolo da nossa gastronomia nativa, era a base da alimentação dos povos originários e até hoje ainda é base de infinitas receitas, especialmente no Norte-Nordeste, além de estar presente no Brasil inteiro com outros nomes. O workshop é a culminância do que foi trabalhado em sala de aula em 2022", diz a coordenadora do curso, Ingrid Tavares.

Programação

No primeiro dia do workshop (6/12), estudantes participarão da palestra de abertura, com a professora Ingrid Tavares, e seguem para o concurso Masterchef Tapioca, no qual terão de preparar tapiocas criativas com a macaxeira. Os melhores pratos serão premiados.

Já no segundo dia (7/12), haverá três oficinas temáticas: 1) Pães com massa de macaxeira (com o professor Anderson Campos); 2) Sobremesas com macaxeira (com o chef Jackson Filipe); e 3) Macaxeira: da tapioca à massa puba (com a professora Evla Ferro).