Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal faz chamada a estudantes para responderem questionário sobre volta às aulas

ENTRE EM CONTATO

Escola vai usar os dados para discutir possibilidade de retorno das atividades de forma remota
por Acássia Deliê publicado: 05/08/2020 01h44, última modificação: 07/08/2020 11h08

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro fez uma chamada pública a todos os estudantes dos cursos técnicos e superior para que respondam um questionário online sobre a volta às aulas, interrompidas em março de 2020, pela pandemia da Covid-19. Os dados serão utilizados para organizar o retorno das atividades letivas na escola, ainda sem data para acontecer. Por enquanto, as aulas seguem suspensas até o dia 28 de agosto, de acordo com a última deliberação do Colégio de Dirigentes do Ifal.

O questionário vai reunir informações detalhadas sobre a situação de estudantes e suas famílias, de forma a compreender suas realidades. Com os dados em mãos, a direção do campus vai discutir a possibilidade de que as aulas sejam retomadas de forma remota, usando plataformas digitais. Hoje, o campus possui mais de 1200 alunos matriculados.

"Precisamos de diálogo urgente com todos os nossos estudantes. É um verdadeiro mutirão a partir de agora" - Rodrigo Lucena, diretor de Ensino

"Precisamos de diálogo urgente com os estudantes. Sabemos que grande parte das famílias não possui internet em casa e vamos contar com a solidariedade dos colegas de turma, da imprensa e de toda a comunidade alagoana para que este questionário chegue à maior parte dos nossos alunos e alunas. Também ficaremos à disposição por telefone, para estudantes que possam entrar em contato por ligação. É um verdadeiro mutirão a partir de agora. O importante que todas e todos busquem entrar em contato de alguma forma", explica o diretor de Ensino do Campus Marechal Deodoro, Rodrigo Lucena.

Clique aqui para responder ao questionário.

Ou ligue para: (82) 2126-6300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou para 98154-6110, das 9h às 17h.

Pandemia e interrupção de atividades presenciais

Em março de 2020, seguindo recomendação das autoridades de Saúde e buscando conter o avanço da pandemia da Covid-19 para proteger a população, os governos dos estados brasileiros publicaram decretos suspendendo uma série de serviços públicos e privados, entre eles aulas presenciais nas escolas. Os Institutos Federais também seguiram a recomendação e suspenderam os calendários acadêmicos e atendimentos presenciais.

No Ifal, serviços administrativos continuaram de forma remota e professores seguiram oferecendo atividades às turmas pela internet, mas sem caráter avaliativo, já que os calendários acadêmicos foram suspensos. No Campus Marechal Deodoro, foi criada a Central de Estudos Remotos, com uma série de atividades online diárias, para manter o maior número de estudantes conectados durante a pandemia. Também foram realizadas reuniões com familiares para estimular estudantes a continuarem estudando no período de isolamento social.

Mas a falta de acesso à internet de boa qualidade se mostrou um grande empecilho na manutenção das atividades escolares. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet. Em Alagoas, não é diferente: 1/3 dos lares não acessa a rede e a maioria das pessoas só usa a internet pelo celular, pois não tem computador em casa. E essa realidade atinge boa parte dos estudantes dos institutos federais, impedindo que eles possam estudar durante a quarentena.

Também por isso, os IFs defenderam o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, que ocorreria em novembro. O Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) reforçou o pedido junto ao Ministério da Educação (MEC), para que sejam evitados danos ainda maiores aos estudantes concluintes do Ensino Médio de todo o país, e o exame foi adiado para 2021.