Notícias
Campus Marechal Deodoro abre edital de Programa de Monitoria Remunerada
MONITORIA REMUNERADA
Camylle Vitória, estagiária de Jornalismo*
O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro abriu inscrições, até o dia 13 de novembro, para a seleção do Programa de Monitoria Remunerada. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos integrados diurnos, noturnos e do curso superior de Licenciatura em Letras - Português.
Estão sendo ofertadas cinco vagas, com bolsa no valor de R$ 400 reais, para os componentes curriculares Matemática e Física - para todos os cursos técnicos integrados, nos três turnos; Língua Portuguesa - para estudantes do curso superior de Licenciatura em Letras - Português; e Laboratório de Meio Ambiente - para estudantes do 3° ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h, exclusivamente, na Sala da Pedagogia do Ifal - Campus Marechal Deodoro ou por formulário eletrônico.
- Clique aqui para fazer sua inscrição.
- Clique aqui para ler o edital completo.
Para se inscrever, é preciso não receber qualquer tipo de bolsa ou salário, pagos por instituição pública ou privada; preencher a ficha de inscrição; apresentar cópia dos documentos de identidade e CPF; e estar disponível para desenvolver a monitoria no horário oposto ao da matrícula regular do curso. Diferente das monitorias com bolsa, a carga horária semanal das vagas é de 06 horas.
O processo de seleção terá três etapas: a primeira será uma prova escrita, com prova prática valendo 50% dos pontos na vaga de Meio Ambiente, no dia 18 de novembro, no Ifal - Campus Marechal Deodoro, em sala de aula a ser definida posteriormente e publicada nos quadros de aviso do campus com 24 horas de antecedência.
A segunda será de entrevistas, que ocorrerão entre os dias 25 a 28 de novembro de 2025, também no Campus Marechal Deodoro e sala de aula e horário a serem definidos posteriormente e publicados nos quadros de aviso do campus com 24 horas de antecedência. A terceira será dada por análise do Histórico Escolar.
O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro e ficará disponível nos Quadros de Avisos da Instituição
O que é monitoria?
O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinados componentes recebem bolsas ou se voluntariam para ajudar colegas em dificuldades. E, no horário contrário às aulas, ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores.
No Campus Marechal Deodoro, o programa possui espaço exclusivo para receber estudantes participantes. Algumas monitorias oferecem atendimento individual a alunos com necessidades específicas, sob supervisão do Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas). Qualquer estudante do Campus pode frequentar as monitorias, basta fazer a inscrição na CAE (Coordenação de Apoio ao Ensino).
*Sob supervisão da jornalista Elaine Rodrigues.