Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal abre inscrições para monitorias remuneradas em seis áreas

Campus Marechal abre inscrições para monitorias remuneradas em seis áreas

ATÉ 9 DE FEVEREIRO

Podem se inscrever estudantes de todos os cursos técnicos, diurnos e noturnos
por Acássia Deliê publicado: 19/01/2023 18h12, última modificação: 02/02/2023 16h36
Monitoria auxilia no desempenho escolar no Ensino Médio. Foto: Adobe Stock

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro abriu inscrições para a seleção de monitoria remunerada em seis componentes curriculares: Matemática, Filosofia, Química, Língua Portuguesa, História e Sociologia.

Podem se inscrever estudantes matriculados a partir do 2º ano dos cursos técnicos em Meio Ambiente ou Guia de Turismo e a partir do 2º módulo dos cursos técnicos em Cozinha ou Hospedagem.

As inscrições devem ser feitas ATÉ 9 DE FEVEREIRO, pela internet ou presencialmente, na Direção de Ensino.

- Clique aqui para fazer sua inscrição.

Clique aqui para ler o edital completo.

Estão sendo ofertadas 10 vagas, mais cadastro de reserva, nos turnos matutino (Filosofia e História), vespertino (todos os componentes) e noturno (Matemática). O valor da bolsa mensal é de R$ 400, pelo período de dois meses.

Para se inscrever, é preciso estar regularmente matriculado nos cursos técnicos; não receber qualquer tipo de bolsa ou salário, pagos por instituição pública ou privada; preencher a ficha de inscrição; apresentar cópia dos documentos de identidade e CPF; e estar disponível para desenvolver a monitoria no horário oposto ao da matrícula regular do curso.

O processo de seleção terá duas etapas: a primeira será uma prova escrita no dia 10 de fevereiro, às 14h30, no Campus Marechal Deodoro. Todos os conteúdos que cairão na prova estão publicados no edital. Os classificados na prova passarão para a segunda etapa, que consiste em entrevistas nos dias 16 e 17 de fevereiro.

O resultado da primeira fase da seleção será divulgado no dia 15 de fevereiro e o resultado final no dia 23 de fevereiro. As atividades da monitoria também começam no dia 23 de fevereiro.

O que é monitoria?

O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinados componentes recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. E, no horário contrário às aulas, ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores.

No Campus Marechal Deodoro, o programa possui espaço exclusivo para receber estudantes participantes. Algumas monitorias oferecem atendimento individual a alunos com necessidades específicas, sob supervisão do Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas). Qualquer estudante do Campus pode frequentar as monitorias, basta fazer a inscrição na CAE (Coordenação de Apoio ao Ensino).