Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Inscrições prorrogadas para especialização em Ciências da Natureza e Matemática
conteúdo

Notícias

Inscrições prorrogadas para especialização em Ciências da Natureza e Matemática

Nova data é até 20 de junho deste ano, conforme cronograma divulgado nesta quarta-feira (1°) pelo Instituto Federal de Alagoas

por Bartolomeu Honorato publicado: 01/06/2022 11h52, última modificação: 02/06/2022 12h39

O prazo para realização das inscrições da especialização em Ciências da Natureza e Matemática foi prorrogado até o dia 20 de junho deste ano. O novo cronograma foi divulgado, nesta quarta-feira (1°), pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) e também altera datas de publicação do resultado da seleção e da aula inaugural.

A Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Natureza e Matemática oferta 48 vagas e será realizada presencialmente aos sábados, no Instituto Federal de Alagoas, no campus de Maragogi. 

Segundo o edital, podem participar da seleção portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente, atuando na rede pública de ensino e com formação em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia. Também podem se inscrever portadores de diploma de outras graduações que comprovem efetivo exercício docente em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática.

A inscrição ocorre de forma online e o primeiro passo é preencher o cadastro com dados pessoais. É necessário informar o CPF. Depois desse processo, o interessado pode efetuar sua inscrição. Os novos prazos de interposição de recursos aos registros indeferidos são de 23 a 27 de junho. O resultado da análise dessas contestações sairá no dia 28.

O edital de seleção informa que as 48 vagas da Especialização em Ciências da Natureza e Matemática estão divididas da seguinte forma: Matemática (16), Física (8), Química (8) e Biologia (16). Há reservas de vagas para negros, quilombolas e indígenas, pessoas com deficiência, candidatos da rede pública de ensino básico, candidatos do Ifal e ampla concorrência.

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas, conforme o edital. A primeira é a análise de pré-projeto de pesquisa adequado às linhas do programa. Essa fase tem caráter eliminatório e seu resultado será publicado em 30 de junho, confirme novo cronograma. A segunda etapa é a avaliação do currículo e é classificatória. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 18 de julho. O período de matrícula vai de 25 a 29 de julho e a aula inaugural ocorrerá em 3 de setembro.

CRONOGRAMA 

O curso é presencial, mas poderá compreender conteúdos remotos. As aulas e as avaliações presenciais ocorrerão preferencialmente aos sábados, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, no Campus Maragogi, que fica localizado na praia de Peroba. A carga horária será de 360 horas, incluídas as de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno sairá com o certificado de especialista ao final dos estudos.

O grande diferencial dessa pós-graduação é que 90% dos 21 ministradores dela possuem mestrado ou doutorado, sendo a maior parte deles servidores do Instituto Federal de Alagoas. De acordo com o coordenador do curso Mateus Queiroz, o conteúdo que eles passarão aos alunos e a forma de realização do trabalho de conclusão do curso foram desenhadas para atender as necessidades dos educadores do Litoral Norte. O objetivo é melhorar a educação.

“A formação continuada dos docentes é de grande importância para a melhoria da qualidade do ensino básico, neste sentido a Especialização em Ciências da Natureza e Matemática vem contribuir para a melhoria em índices educacionais, abrir uma rede de diálogos e compartilhamento de saberes de forma prática e colaborativa”, destacou. Os alunos da especialização poderão ainda utilizar laboratórios de Física, Matemática, Química, Biologia e Informática da unidade de ensino. Terão ainda a disposição auditório e biblioteca.

Assista ao vídeo institucional da Especialização.