Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Maragogi vai abrir curso técnico de Serviços de Restaurante e Bar

Maragogi vai abrir curso técnico de Serviços de Restaurante e Bar

Capacitação vai ofertar 40 vagas, no período noturno, no Campus Maragogi. A formação é voltada ao setor de turismo, hospitalidade e lazer

por Bartolomeu Honorato publicado: 07/11/2022 13h36, última modificação: 07/11/2022 13h44
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Alunos terão aulas práticas na cozinha e restaurante do laboratório do curso

Alunos terão aulas práticas na cozinha e restaurante do laboratório do curso

O Litoral Norte de Alagoas vai ganhar, no próximo ano, o curso técnico de “Serviços de Restaurante e Bar” integrado ao ensino médio.  A capacitação vai ofertar 40 vagas e é voltada ao mercado de trabalho em turismo, hospitalidade e lazer.  As aulas serão ministradas, no período noturno, no Campus Maragogi.

Segundo a coordenadora dessa formação técnica, Artemísia Soares, o acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços de Restaurante e Bar será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, cujo edital de seleção já está em fase de elaboração. A capacitação será na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e terá 2.200 horas de estudos distribuídas em 6 semestres.

Artemísia informou ainda que a formação contará com estrutura  para atender as necessidades de capacitação do estudante, que inclui salas de aula, auditório, biblioteca, cantina, laboratórios de informática, inglês e espanhol. Há também ambientes que correspondem à cozinha e ao Restaurante para a realização de atividades de ensino-aprendizagem nas áreas de alimentos e bebidas, bar, restaurante, cafeteria e eventos.

O estudante que ingressar na capacitação técnica vai aprender: a supervisionar o serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos; coordenar o atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos; coordenar equipes de serviço de salão e bar; aplicar controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura; monitorar o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque; colaborar com a elaboração e a revisão de cardápios;

Segundo Artemísia Soares, a criação dessa formação técnica vai atender as necessidades identificadas em estudos realizados pelo Ministério do Turismo e por  demandas apontadas por entidades civis, gestores públicos, empresários e trabalhadores de municípios integrantes da APA Costa dos Corais.

“A relevância socioeconômica do turismo para toda a Costa dos Corais justifica a demanda por cursos no eixo tecnológico do turismo, hospitalidade e lazer, como o que aqui se apresenta, a fim de que se possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, qualificação dos trabalhadores e, consequentemente, possibilidades de melhoria na qualidade de vida de todos”,  enfatizou Artemísia.

Serviços de Restaurante e Bar vai atender a necessidade de qualificação de mão de obra em cidades turísticas do Litoral Norte de Alagoas

Informações:  Campus Maragogi: 82 2126-6272/ E-mail: cra.maragogi@ifal.edu.br