Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Espaço 4.0 abre 9 vagas para alunos do Campus fazerem cursos

Espaço 4.0 abre 9 vagas para alunos do Campus fazerem cursos

Instituto Federal de Alagoas divulgou ontem (27) edital de cadastro de reserva de estudantes para concorrerem às vagas de capacitação

por Bartolomeu Honorato publicado: 28/04/2022 10h22, última modificação: 28/04/2022 10h22
Bartolomeu Honorato Conteiner fica na sede do Campus, na praia de Peroba

Conteiner fica na sede do Campus, na praia de Peroba

O Espaço 4.0 de Maragogi está com inscrições abertas até a terça-feira (3) para estudantes do Campus concorreram a 9 vagas em cursos de capacitação do conteiner instalado no interior da unidade de ensino. O edital com as regras de seleção de cadastro de reserva para vagas remanescentes foi divulgado, nesta quarta-feira (27), pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas.

Conforme edital, os interessados precisam preencher os pré-requisitos  da seleção: Ter de 15 a 29 anos de idade completos até o dia da matrícula; Possuir, no mínimo, o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) completo até o dia da matrícula; Estar devidamente matriculado em qualquer um dos campi do Ifal; Efetuar sua inscrição conforme item 4 do edital.

O Espaço 4.0 é laboratório que tem capacidade para ofertar cursos diversos, entre eles, desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores. Também estão na lista instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional.

A sala de aula é um contêiner adaptado em 25 metros quadrados. Conta com kit robô, smartphone, impressora 3D e drone. Utiliza a metodologia maker, na qual você aprende fazendo. Foram investidos mais de R$ 2 milhões em 6 unidades no Ifal, entre verbas federais, emendas parlamentares e recursos do Instituto. O laboratório é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e visa capacitar 1200 jovens de 15 a 29 anos.

Baixe o edital de cadastro de estudantes para o Espaço 4.0