Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Cursos para o mercado de trabalho atenderam 403 pessoas no Norte de Alagoas
conteúdo

Notícias

Cursos para o mercado de trabalho atenderam 403 pessoas no Norte de Alagoas

Ações, ocorridas em 2019, ajudaram jovens a conseguir o primeiro emprego, passar em concursos e até ascenção funcional

por Bartolomeu Honorato publicado: 01/05/2020 08h50, última modificação: 01/05/2020 08h58
Aulas ocorreram à tarde e à noite, na sede do campus, em Maragogi

Aulas ocorreram à tarde e à noite, na sede do campus, em Maragogi

Dez cursos de inserção e de capacitação voltados ao mercado de trabalho atenderam 403 pessoas na região Norte de Alagoas, no ano passado. Isso é o que mostra um levantamento, divulgado nesta sexta-feira (1), pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.  As atividades envolveram qualificações para operador de computador, assistente financeiro, espanhol, entre outras.

O sonho de ingressar no serviço público se tornou realidade para Bruno Rafael Machado Pereira, que passou em primeiro lugar para o cargo de tratorista no concurso da prefeitura de Maragogi. No dia da prova, lembrou as dicas de Português recebidas dos professores no preparatório do campus. “O Ifal teve uma participação grande nessa colocação. Eu e os colegas chegávamos motivados ao campus por conta do teor da aula e da qualidade dos professores”, contou o concurseiro, que soube da iniciativa do Instituto por meio da internet.

A fila de interessados em fazer a inscrição no curso de Língua Portuguesa para concursos públicos começou a se formar a partir das 6h30, na recepção do campus Maragogi. Todas as 140 vagas foram preenchidas logo na primeira manhã de cadastros de candidatos, segundo o coordenador de Extensão do campus, Cassiano Henrique de Albuquerque. Uma nova turma de 45 alunos foi aberta para atender a demanda do preparatório. Já o curso de espanhol fechou o grupo de 20 alunos em apenas três horas.

A professora Rosângela Maria Ferreira ingressou do curso Mobile learning a fim de aprender a usar aplicativos educacionais de celular e melhorar o rendimento de seus alunos do em sala de aula. “Essas metodologias ativas fazem com que os alunos fiquem mais produtivos, deixam as aulas mais atrativas do ponto de vista pedagógico. Foi um curso rico”, comentou. Os participantes do mobile conheceram aplicativos, como Khoot e google formulários, para montagem de atividades escolares.

Conforme o coordenador de Extensão, os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal são ações importantes porque promovem o desenvolvimento pessoal e possibilitam profissionais, já inseridos no mercado, a refinarem suas práticas laborais. “Pessoas conseguiram ser promovidas de cargo no trabalho, algumas foram aprovadas em concursos públicos, outras conquistaram o primeiro emprego ou entraram em um novo”, exemplificou. Ao término de cada capacitação, os concluintes receberam certificados.

O público que procurou a qualificação profissional foi bastante variado, apontou o levantamento. Em cursos de inserção no mercado de trabalho, como o de operador de computador, os participantes tinham idade de 16 a 29 anos. No Mobile learning, havia pessoas da faixa etária de 30 a 60 anos. Também tinham alunos do ensino fundamental incompleto ao superior nas atividades de capacitação do Ifal.

 

CURSOS OFERECIDOS EM 2019 PELO CAMPUS MARAGOGI
CURSO PESSOAS ATENDIDAS
Operador de Computador I 40
Operador de Computador II 40
Desenvolvimento Educacional e Social – Português para Concursos I 140
Desenvolvimento Educacional e Social – Português para Concursos II 45
Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem I 20
Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem II 20
Desenvolvimento Educacional e Social – Mobile Learning 20
Espanhol Básico 20
Inglês Intermediário 18
Assistente Financeiro 40
TOTAL 403